
A Prefeitura de Mogi Mirim informa que tem acompanhado o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).
A cidade possuía até a sexta-feira (13) sete casos suspeitos, sendo dois deles já descartados, de acordo com dados repassados pela Vigilância em Saúde.
É importante frisar que Mogi Mirim não registra casos confirmados da doença, contudo, ações estão sendo desencadeadas no sentido de evitar que a contaminação aconteça, dentre elas, a criação de uma Comissão de Contingenciamento formada por profissionais da área da saúde e representantes do Poder Público.
Uma das medidas já adotadas por essa comissão é dar início a criação de áreas específicas de isolamento para pacientes com as chamadas síndromes gripais, entre elas, o Covid-19.
Serão áreas que estarão inicialmente na Santa Casa de Mogi Mirim e no Hospital 22 de Outubro. Outras áreas também estão sendo estudadas, caso haja aumento da demanda.
Eventos Públicos
Seguindo protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Prefeitura de Mogi Mirim também cancelará eventos públicos em que haja grande aglomeração de pessoas. Exemplo disso foi o cancelamento da abertura do JOMM (Jogos Municipais de Mogi Mirim), no sábado (14).
A Secretaria da Saúde reafirma que as unidades – tanto do setor público quanto do privado – estão preparadas para orientar pacientes que apresentem os sintomas e fazer a triagem seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A orientação ao público está sendo feita por diversos canais, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde.
Para evitar a doença são indicadas as medidas já conhecidas e simples de higiene, como lavar as mãos com água e sabão várias vezes por dia e utilização do álcool em gel, evitar contato das mãos com os olhos, boca e nariz, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e evitar locais aglomerados e sem ventilação. (Da Redação)