Em sua despedida do Campeonato Paulista da Série A-3, o Mogi Mirim foi goleado pelo Desportivo Brasil por 5 a 1, na manhã deste domingo. Válido pela última rodada da primeira fase da competição, o jogo foi o nono do Mogi disputado no Estádio Coronel Francisco Vieira, em Itapira, onde o Sapo disputou todos os confrontos do certame como mandante em função de ter passado o campeonato todo sem reverter a interdição do Estádio Vail Chaves. Foi a 14ª derrota do Mogi.
Enquanto o Sapo entrou em campo já rebaixado e com a lanterna da competição confirmada, o Desportivo Brasil chegou classificado, mas com o objetivo de terminar no G4 para ter a vantagem de dois resultados iguais nas quartas de final. Com a derrota, o Sapo terminou com sete pontos, enquanto o Desportivo fechou com 36, na quarta colocação.
O Mogi Mirim voltou a contar com o técnico Angelo Neto no banco de reservas, depois de duas partidas sem a presença do técnico na beira do gramado. O treinador não havia viajado para o jogo contra o Marília por problemas pessoais. Já diante do Rio Branco, assistiu a partida das arquibancadas, enquanto o então auxiliar-técnico Todinho, que deixou o Mogi para atuar nas categorias de base da Ponte Preta, comandou o Sapo do banco de reservas.
Angelo Neto fez uma alteração na equipe titular em relação à derrota contra o Marília. O meia Rafinha foi escalado no lugar do meia-atacante Alisson, que ficou no banco de reservas.
O jogo
A partida refletiu bem a situação das duas equipes na competição. O Desportivo Brasil tomou a iniciativa das jogadas ofensivas desde o princípio e envolveu o Mogi com facilidade. Apático, o Sapo apresentava pouca resistência ao adversário, sem conseguir encaixar a marcação.
Logo no primeiro minuto, Renato disparou com perigo de fora da área, a bola desviou na zaga e passou à direita do goleiro Hotton.
Em outro lance perigoso, aos sete minutos, Oscar arrematou cruzado de fora da área e a bola passou perto da trave direita do arqueiro do Sapo. Aos 15, Ingro saiu de frente para o goleiro Hotton, mas finalizou mal, em cima do arqueiro, facilitando a defesa. Aos 19, Ingro saiu novamente de frente com o goleiro, encontrando espaço com facilidade diante da defesa do Mogi Mirim, mas não conseguiu concluir bem. No entanto, em decisão que gerou muitas reclamações, o árbitro Jefferson Dutra Giroto considerou ter havido falta no lance e marcou pênalti. Na cobrança, Edson Pio abriu o placar para o Desportivo Brasil: 1 a 0.
Aos 24, após cobrança de escanteio, Giroto anotou nova falta na área. Edson Pio cobrou o pênalti novamente, acertou o canto alto direito de Hotton e comemorou o 2 a 0 no placar.

O Desportivo continuava chegando com facilidade diante de um Mogi Mirim apático. Aos 29, Edson Pio bateu com perigo e Hotton saltou para espalmar e fazer uma plástica defesa. Um minuto depois, Ingro, novamente com liberdade, ficou de frente para o goleiro do Sapo e finalizou com tranquilidade para anotar 3 a 0.
Segunda etapa
O Desportivo voltou do intervalo já aumentando o placar. Nos primeiros segundos, Oscar disparou um chute de fora da área e Hotton se esticou para espalmar e mandar para escanteio. Na cobrança, Renato subiu e cabeceou para fazer 4 a 0.
Aos 9 minutos, Renato perdeu duas chances claras na sequência. Inicialmente, ficou de frente para Hotton, mas concluiu em cima do arqueiro. No rebote, chutou por cima do travessão.
O Mogi levou perigo aos 17 minutos. Após cobrança de escanteio de Romarinho, Osmar desviou e o goleiro Gilberto mandou para escanteio. Na sequência da jogada, o árbitro assinalou falta em Americano dentro da área. O próprio Americano bateu, no canto direito de Gilberto: 4 a 1.
Aos 26, Oscar marcou um golaço ao finalizar, com categoria, no ângulo direito do goleiro Hotton: 5 a 1.
Com o fim da participação no Paulista da Série A-3, o próximo compromisso do Mogi é a Série D do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 21 de abril. A estreia do Sapo está marcada para 21 ou 22 de abril, contra o Prudentópolis-PR, na casa do adversário. A tabela detalhada, com datas exatas e horários, ainda não foi divulgada pela CBF. Segundo a assessoria de comunicação do Mogi, o clube irá disputar a Série D.