Em rápida consulta ao sistema de registro de atletas da Federação Paulista de Futebol (FPF), é possível constatar que o Mogi Mirim EC ainda não possui atletas à disposição. A agremiação tem anunciado há meses seletivas para a formação do elenco e tem trabalhado com um grupo de atletas no Estádio Vail Chaves.
Porém, até o fechamento desta reportagem, nenhum jogador aparece como apto a jogar. Ainda há um prazo para que a situação seja regularizada. Porém, é cada vez mais curto. De acordo com o Regulamento Específico do Campeonato Paulista de Futebol Profissional Sub23 Segunda Divisão 2021, o dia 13 de agosto é a data limite para que os atletas estejam registrados, no Departamento de Registro da FPF, para a primeira rodada da competição.
Para que os atletas tenham condição de jogo, os clubes deverão inscrever para a disputa do campeonato uma Lista A com até 26 (vinte e seis) jogadores, dentre aqueles previamente registrados, sendo que para a primeira rodada, uma primeira relação deverá ser obrigatoriamente apresentada mediante preenchimento através do sistema on-line portaldoclube.fpf.org.br.
Os jogadores da Lista B poderão ser inscritos durante todo o período da competição. Para a primeira rodada, uma primeira relação também deverá ser obrigatoriamente apresentada mediante preenchimento através do sistema on-line. As agremiações poderão adicionar novos nomes à relação até o dia 21 de setembro. Após a conclusão da primeira fase, no dia 26 de setembro, os clubes classificados terão até o dia 28 do mesmo mês para substituírem até quatro atletas da relação original, mediante alteração a ser efetuada também no sistema on-line.
É vedada a participação de atletas com idade inferior a 16 anos completos e de atletas não profissionais que completarem 20 anos de idade. O regulamento ainda indica que, dentre os atletas relacionados na súmula, entre titulares e reservas, poderão ser incluídos no máximo cinco na condição de não profissionais, com menos de 20 anos completos e mais de 16 anos completos.
Não haverá limitação para o registro e inscrição de atletas estrangeiros pelos clubes na competição, mas em cada partida, apenas cinco poderão ser incluídos na súmula entre titulares e reservas.
Em relação à referida Lista B, o regulamento indica esta relação terá número ilimitado de jogadores, mas, que será composta somente por atletas comprovadamente formados na base do clube. Para que um jogador de base seja considerado como tal, necessita apresentar os seguintes requisitos.
Possuir idade entre 16 (dezesseis) anos completos e nascidos até 2000 e estar registrado ininterruptamente pelo clube, no mínimo há seis meses, ainda que emprestado. E este é um problema do Mogi Mirim, que não deve conseguir relacionar nenhum atleta à Lista B já que, desde 2018, quando interrompeu as atividades profissionais, não consta com nenhum atleta registrado na FPF.
Vale ressaltar que a competição é estritamente sub23. Ou seja, as equipes poderão utilizar atletas nascidos a partir de 1998. Até a edição de 2016, a Segunda Divisão, que equivale ao quarto degrau do futebol paulista, permitia a inscrição de até três jogadores acima dos 23 anos. Porém, a partir de 2017, a FPF acabou com a possibilidade, tornando o campeonato exclusivamente sub23.
Crédito da foto: Nelson Victal do Prado Júnior