Já falamos por aqui sobre a real data de fundação do Mogi Mirim Esporte Clube. O Sapão da Mogiana nasceu em 14 de outubro de 1903, com a formação de sua primeira diretoria. Ela teve como presidente o então promotor público Arthur Pinto Lima e membros de relevância histórica para a cidade e região, como o Coronel Chico Venâncio e o médico Miguel de Barros Penteado, posteriormente prefeito de Campinas.
Mas, que tal falar sobre os primeiros jogos daquele Mogi? Em outubro de 1903, o jornal O Mogyano trazia a notícia de que o Mogy-mirim Sport Club fora desafiado pelo Gymnasio Athletico Club, de Campinas, para um amistoso no dia 15 de novembro daquele ano. A diretoria aceitou a proposta e muita expectativa foi criada.
No dia 7 de novembro, o jornal O Mogyano falava sobre o encontro. “A gare da Mogyana irão esperar os destemidos jogadores do Athletico a diretoria e membros do clube desta cidade”. Também informava que “consta-nos que das vizinhas cidades de Itapira, Pinhal e de Mogy-guassú muitas famílias virão assistir a bela diversão”. Os detalhes do encontro com os campineiros vieram na edição de 21 de novembro de 1903. O Mogyano reproduziu o publicado no jornal Cidade de Campinas.
“Segundo somos informados, fizeram parte do time dos mogianos, além de quatro ou cinco rapazes que, embora sendo de Mogi, estão estudando em São Paulo, o senhor Sampaio, um dos melhores, senão o melhor forward do Club Athletico Paulista, pelo que os campineiros se, de fato perderam, foi devido àquelas circunstâncias. Estranho ao clube só jogou o Sr. Sampaio. Os outros, se bem estudem na capital, são sócios fundadores do Sport Club, desta cidade e, pelos serviços por eles prestados a esta associação, foram eleitos sócios honorários”.
Sampaio, centroavante que, em verdade, atuava no Club Athletico Paulistano, da Capital, e que foi campeão estadual não só no CAP, como também na Associação Athletica das Palmeiras, em 1909, presidente da AAP e um dos membros fundadores do São Paulo FC em 1930. Este foi um dos primeiros grandes jogos do Mogy-mirim Sport Club que virou Mogi Mirim Esporte Clube. Uma história que não será apagada jamais.