A cidade de Mogi Mirim não irá participar do 62º Jogos Regionais, que serão disputados em Santa Bárbara d’Oeste — pertencente à quarta região esportiva — entre os dias 17 e 29 de julho.
Em texto enviado à imprensa pela assessoria de comunicação da Prefeitura, a justificativa apresentada para não disputar a competição é financeira. Segundo a explicação, a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel) não dispõe os recursos necessários para participar dos Regionais. O custo estimado com o transporte da delegação envolvendo atletas, integrantes da comissão técnica e equipe de apoio, além da alimentação, atingiria cerca de R$ 100 mil.
Em declarações divulgadas pela assessoria da Prefeitura, o secretário do Sejel, Marcos Antônio Dias dos Santos, o Marquinhos, explica que a infraestrutura necessária para os Jogos requer condições que, por ora, estão inviáveis.
“Tentamos de todas as formas uma solução, mas torna-se impossível ter uma infraestrutura para atender a delegação, se não houver recursos para esse tipo de evento que envolve merendeiras, motoristas, professores e ajudantes gerais que trabalham em horários diferenciados e precisam ser remunerados para isso. Lamentamos muito, mas a população vai entender que estamos elencando prioridades”, declarou.

Por outro lado, Marquinhos revelou que será feito um esforço para retornar aos Jogos Regionais em 2019. “Vamos nos esforçar para estar presentes nos Jogos Regionais do ano que vem”, afirmou Marquinhos.
A Prefeitura informou que os atletas e técnicos estão sendo avisados um a um sobre a não participação do município pela Secretaria de Esportes, com as devidas explicações relacionadas aos motivos dessa decisão. “Não podemos simplesmente invalidar o campeonato. A delegação precisa de todo um apoio para que o desempenho nos Jogos Regionais seja satisfatório. São pelo menos cinco refeições diárias e uma infraestrutura que o Município não dispõe no momento”, frisou o secretário.
Em 2016 e 2017, Mogi Mirim também não havia participado dos Jogos. A última participação da cidade nos Regionais foi em 2015.