Desde terça-feira, 28 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Mirim iniciou a aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19. O Ministério da Saúde encaminhou as doses aos estados, como prometido no início de janeiro, e elas foram destinadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Mogi Mirim recebeu um total de 4.422 doses, que chegaram da Delegacia Regional de Saúde (DRS) de São João da Boa Vista (SP). As doses foram distribuídas em todas as UBS’s, exceto a UBS de Martim Francisco.
A vacinação com a bivalente da Pfizer está sendo direcionada para pessoas acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, indígenas, quilombolas ou ribeirinhos também a partir de 12 anos. Idosos internados em Instituições de Longa Permanência (ILP’s) serão vacinados na própria entidade.
A enfermeira Daniela Cristina Berg, coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), informou que a vacinação está ocorrendo das 8h às 16h. Segundo ela, na próxima etapa, o Ministério da Saúde deverá imunizar com a bivalente, idosos entre 60 e 69 anos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente e, na quarta e última fase, profissionais da saúde.
A vacina bivalente da Pfizer foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no final de 2022. Ela contém duas sublinhagens da variante ômicron e é indicada para ser usada como vacinação de reforço.
Além da bivalente, a Secretaria de Saúde mantém a imunização da Covid-19 para crianças a partir de 6 meses, adolescentes (12 a 17 anos) e adultos (18 anos ou mais), bem como a aplicação da segunda dose, de acordo com a data agendada na carteirinha.
A terceira dose (1ª do reforço) pode ser administrada em crianças a partir de 5 anos, desde que haja um intervalo de quatro meses da segunda dose. Pessoas acima de 18 anos poderão receber a quarta dose desde que haja um intervalo de quatro meses da última dose.
As vacinações para bebês de 6 meses a 2 anos e 11 meses serão feitas, exclusivamente, nas UBS’s da Santa Clara, Aterrado e Albejante, para otimizar o uso dos frascos dos imunizantes.
Para receber a vacina, é necessário apresentar o RG, CPF ou cartão SUS. Além disso, é exigido um comprovante de endereço e a apresentação do comprovante de vacinação anterior.