O Mogi Mirim perdeu para o Macaé por 2 a 1 na noite deste sábado, no Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, e novamente deixou escapar a oportunidade de antecipar a classificação às quartas de final. A partida foi válida pela penúltima rodada do Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro.
Devido aos resultados da rodada, um empate seria suficiente para classificar o Mogi. Líder, o Macaé já entrou em campo classificado e mais preocupado em garantir a liderança.
Na primeira etapa, o Macaé se impôs desde o início, jogando no campo de ataque e apostando em armas como o chute de fora da área e as bolas aéreas. Aos 7, o goleiro Alex Alves fez grande defesa em cabeceio de Gedeil. O placar foi aberto aos 9 minutos com Ziquinha, de cabeça. Aos 11, Rossi foi lançado por Serginho e teve boa chance de empatar, mas concluiu mal.
Com o placar em vantagem, o Macaé não recuou e continuou em cima, aproveitando o abatimento do Sapo. Aos 17, Marcos Goiano cruzou da esquerda, a defesa falhou e o goleiro Alex Alves não interceptou a bola, que foi cabeceada para o gol por Marcelo: 2 a 0.
Envolvido, o Mogi não conseguia criar boas jogadas. Aos 23, o técnico Aílton Silva colocou o meia Vitinho no lugar do volante Diego Souza, melhorando a qualidade do passe. Porém, o Sapo continuou sofrendo na armação, demonstrando ansiedade e desequilíbrio de setores, com jogadas concentradas no lado direito com Edson Ratinho e Rossi e o esquerdo infértil.
O Macaé alternava momentos em que administrava a posse de bola no ataque, com outros em que recuava para explorar os contragolpes.
Na segunda etapa, o Mogi partiu para cima, enquanto o Macaé adotou uma postura mais defensiva. Logo aos 20 segundos, o centroavante Lucão, que entrou no intervalo no lugar de Nando, levou perigo, em chute de fora da área, que desviou na zaga e saiu. Aos 10, Lucão se livrou da marcação e buscou o ângulo direito do goleiro, mas a bola saiu por cima do gol. Aos 25, Vitinho fez bela jogada pela direita e deixou em boas condições Aloísio, que bateu por cima.
Aos 39, o Mogi acendeu as esperanças da torcida. Aloísio tocou na direita para Edson Ratinho, que entrou em diagonal e bateu cruzado: 2 a 1.
Os minutos finais foram marcados por uma intensa pressão do Sapo, que perdeu diversas chances de empatar. Acuado, o Macaé segurou o empate graças à ineficiência dos arremates mogimirianos. Aos 41, a bola sobrou limpa para o zagueiro Gilberto, que escorregou e finalizou mal. Aos 46, Aloísio ficou de frente para Luís Henrique, que não teve grandes dificuldades para defender a finalização. Dois minutos depois, Serginho apareceu na área pela esquerda e chutou cruzado, com a bola passando próxima ao gol. No último minuto, o goleiro Alex Alves chegou a ir para a área tentar o cabeceio em escanteio do Sapo, mas não houve sucesso e o Mogi amargou a derrota.
O Sapo volta a jogar no sábado, 12, às 19h, contra o Betim, em Nova Serrana-MG, pela última rodada. Um empate garante ao Mogi a classificação, sem depender de outros resultados. Se o Sapo perder, se classifica caso o Vila Nova não vença fora de casa o Macaé.