
Horas depois de o governo de São Paulo rebaixar a região de São João da Boa Vista (DRS-14), na qual Mogi Mirim está inserida, para a fase Laranja do Plano São Paulo de flexibilização econômica, nesta sexta-feira (21), o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) chamou a imprensa para afirmar que a cidade continuará na fase Amarela.
A decisão foi tomada em conjunto com os municípios de Mogi Guaçu e Itapira, que, portanto, também seguem na fase Amarela, possibilitando, inclusive, a ampliação da flexibilização das atividades econômicas. Veja mais neste site.
“Mogi Mirim não suporta mais essa insegurança. Temos argumentos científicos e técnicos para tal decisão, inclusive em termos geográficos, já que confrontamos com a região de Campinas, que está na fase Amarela. Não há motivos para regredimos”, disse Carlos Nelson.
O gerente da Secretaria da Saúde, Leonardo Cunha, explicou que a decisão do Estado para rebaixar a DRS-14 levou em conta a situação de cidades que enfrentam subida nos casos de Covid-19, como Espírito Santo do Pinhal, Vargem Grande do Sul e São João da Boa Vista, cujos leitos de UTI estão próximos da ocupação máxima.
“Nossa realidade é outra. Já passamos por essa fase. A taxa de ocupação de leitos de UTI em Mogi Mirim é hoje de 23%”, apontou Leonardo. “Pelos números que temos, acreditamos que atingimos o platô [estabilização do número de mortes pela doença, seguida de queda] e isso nos dá segurança para seguir na fase Amarela”, acrescentou.
Carlos Nelson Bueno disse que não dá mais para ficar punindo os setores econômicos baseado em hipóteses e riscos.
“Temos que nos guiar pelos dados da Vigilância Epidemiológica, que são favoráveis”, disse. “Mas peço a todos consciência para continuar em isolamento social, protegendo a família e a sociedade do vírus. Pois, ainda estamos muito longe de nos livrarmos dele”, alertou.