Depois de uma primeira etapa de superioridade em relação ao adversário com direito a 1 a 0 no placar, o Mogi Mirim permitiu a virada e foi derrotado por 2 a 1 pelo América-MG na noite deste sábado, no Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Além de seguir na lanterna, o Mogi aumentou a diferença em relação ao primeiro time fora da zona de rebaixamento de nove para 12 pontos e caminha para a Série C. O Mogi tem 22, enquanto o 16º colocado Macaé apresenta 34. Pelos cálculos do time, o Sapo precisaria vencer oito dos próximos nove jogos para escapar da queda.
A partida marcou o reencontro do Sapo com o técnico Givanildo Oliveira, responsável por salvar o Mogi do rebaixamento no Paulistão de 2009.
O técnico Márcio Goiano promoveu sete alterações no time titular. Três atletas revelados na base foram titulares. O meio-campista Dunguinha atuou na lateral-direita em função da contusão de Michel. No setor ofensivo, foram escalados o atacante Ruster e o meia-atacante Marlon nos lugares do meia Luís Fernando e do meia-atacante Everton Heleno. Outras novidades foram a estreia do meio-campista Anderson e o retorno ao time titular do volante Romarinho, nos lugares dos volantes Memo e Franco. Outras mudanças foram o zagueiro Elton no lugar de Renato Camilo e o retorno do goleiro Daniel no lugar de Mauro.
O jogo teve dois tempos distintos, com superioridade mogimiriana na primeira etapa e predomínio do América na segunda.
A partida começou de forma equilibrada, com os dois times buscando o ataque, mas aos poucos o Mogi assumiu a superioridade, criando os lances mais perigosos.
O América levou perigo aos 9 minutos. Marcelo Toscano recebeu na área pela esquerda e finalizou acertando a rede pelo lado de fora.
Aos 14 minutos, foi iniciado um período eletrizante, com os dois goleiros trabalhando bastante. Após cobrança de falta da direita, Romarinho cabeceou. A bola quicou no chão e o goleiro João Ricardo fez boa defesa, mandando para escanteio, em seu canto direito. Após a cobrança, Fábio Sanches foi acionado no primeiro pau e quase marcou em cabeceio, mas João Ricardo fez outra grande defesa, novamente mandando para escanteio, desta vez saltando em seu canto esquerdo. Um minuto depois, o América respondeu. Toscano fez boa jogada e deixou Mancini de frente para o goleiro Daniel, que fechou o ângulo e promoveu a defesa.
O placar foi aberto aos 18 minutos, em chute forte de fora da área de Anderson, no canto esquerdo de João Ricardo.
O Mogi desperdiçou boa oportunidade de ampliar aos 25. Anderson se projetou livre na área para concluir, mas Serginho, em piores condições, foi egoísta e preferiu finalizar, chutando na zaga adversária. No rebote, Ruster bateu para defesa de João Ricardo.
Queda
Na segunda etapa, o Mogi Mirim não conseguiu repetir o desempenho do primeiro tempo e o América foi superior.
O time mineiro voltou do intervalo abrindo mão da formação com três zagueiros, com a entrada do meia-atacante Felipe Amorim no lugar do zagueiro Anderson Conceição.
Aos 2 minutos, o Sapo assustou os visitantes com chute de fora da área de Serginho, que acertou a rede pelo lado de fora.
Apesar do placar em vantagem, aos 12, o técnico Márcio Goiano promoveu a entrada do centroavante Val Barreto no lugar do meio-campista Anderson.
O empate do América veio logo depois, aos 13. Xavier bateu da esquerda e Daniel defendeu, com a bola sobrando para Richarlison mandar para a rede.
Aos 21, o meia Luiz Fernando entrou no lugar de Marlon.
Com as substituições, o Sapo caiu de rendimento, perdeu força no meio-campo e o setor ofensivo não conseguia se encontrar.
O América quase virou o placar aos 21, quando Richarlison ficou de frente para o goleiro e finalizou na saída de Daniel, mas a bola tocou caprichosamente na trave.
Richarlison e Daniel continuaram como protagonistas dos lances seguintes. Aos 32, Daniel fez grande defesa após nova conclusão de Richarlison. O mesmo atacante bateu de bicicleta aos 34 para boa defesa do arqueiro do Sapo. A virada veio aos 44 minutos. Sávio, que havia acabado de entrar, se livrou da marcação e bateu no canto direito de Daniel, garantindo a vitória mineira.
O Mogi Mirim volta a jogar na próxima terça-feira, às 20h30, contra o Náutico, na Arena Pernambuco.