Mogi Mirim será sede do primeiro simpósio regional de iniciação científica que terá como tema os resíduos e suas formas de tratamentos. O simpósio, que acontece na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Arthur de Azevedo contará com a parceria de faculdades e de uma universidade. O evento acontecerá no mês de abril em duas datas já determinadas: 28 e 29, e será aberto tanto para a comunidade científica local como para empresas.
Participarão do simpósio a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro e Faculdades Integradas Maria Imaculada, de Mogi Guaçu, a Faculdade Santa Lúcia, de Mogi Mirim, e ainda o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Energética da Unicamp (Nipe), de Campinas. Além disso, como a Fatec conta com um acordo de cooperação tecnológica com a Universidade Rostock, da Alemanha, e parceria com a empresa BDC Dorsh Consult, seus integrantes também irão participar do simpósio. O evento também tem o apoio das Prefeituras de Mogi Mirim e Mogi Guaçu.
O objetivo do simpósio é que haja troca de conhecimentos e tecnologias entre as produções das faculdades e a comunidade.
“Queremos expor os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na área de resíduos e o que cada um está trabalhando, porque hoje o que acontece é que os alunos apresentam seus projetos do TCC e depois ideias boas ficam guardadas. Queremos mostrar esses trabalhos, são alternativas, e nada impede que estudantes de outras faculdades que não estão na lista participem. O evento está aberto para toda a comunidade científica, afinal o problema do tratamento do resíduos não é apenas de um, mas de todos nós”, destacou o diretor da Fatec Arthur de Azevedo, André Giraldi.
Programação
Realizado em duas datas, 28 e 29 de abril, a programação já está definida. No dia 28, haverá palestra como uma autoridade brasileira na área de resíduos e outra exposição com um membro da Alemanha, além da apresentação dos projetos realizados nas faculdades. Os trabalhos serão apresentados em formato de banner e avaliados por professores e empresas privadas.
Já no dia 29 de abril, os participantes visitarão empresas para verificarem o que está sendo feito na parte de tratamento de resíduos.