Lâmpadas fluorescentes são extremamente nocivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas se não forem descartadas de maneira correta. Isto porque elas contêm gases de metais sob pressão no interior do bulbo (vidro), tais como mercúrio, altamente tóxico.
Pensando nisso, a loja Enegi, de Mogi Mirim, em parceria com a Reciclus, realiza o recebimento de lâmpadas fluorescentes de todos os tipos para a correta destinação, através de um ponto de descarte situado na loja. Assim, as lâmpadas que não são mais utilizadas podem ser levadas até a Energi, localizada à Rua Dr. Ulhôa Cintra, nº 753, no Centro, em Mogi Mirim.
O processo de anulação dos riscos ambientais deste material se resume à descaracterização (quebra) das lâmpadas em máquina especial que contém filtros de múltiplos estágios para retenção de gases e metais pesados, presentes nas lâmpadas.
Esses objetos possuem componentes não-reutilizáveis como sódio e mercúrio, que, após o desuso, necessitam de um destino correto. Já os outros materiais, como o vidro e metais, podem ser separados e enviados para reciclagem, se tornando novos produtos.
É importante lembrar que não se deve quebrar lâmpadas deste tipo propositalmente, pois os gases e metais são liberados no momento da quebra. Portanto, deve-se ter muito cuidado também ao manuseá-las.