O Mogi Mirim derrotou o Ituano por 1 a 0 na noite deste domingo, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, e sonha com a fuga do rebaixamento. A partida foi válida pela penúltima rodada do Campeonato Paulista. Com o resultado, o Mogi subiu da 18ª para a 16ª colocação geral, com 15 pontos, agora um ponto atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Água Santa. No Grupo D, o Mogi segue na quarta colocação. Em caso de derrota, o Sapo teria sido rebaixado. O empate bastava para seguir na briga.
Agora, para escapar do rebaixamento, o Mogi terá que fazer sua parte contra o Palmeiras no domingo, às 16h, em jogo inicialmente marcado para o Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, e ainda torcer para o tropeço de dois de três times: Botafogo, Água Santa e Ferroviária. Se vencer o Palmeiras, o Mogi se salva se pelo menos duas de três situações forem registradas: o Botafogo não derrotar o já rebaixado Capivariano em Ribeirão Preto, o Água Santa não vencer em casa o São Bernardo e a Ferroviária não bater o Linense em Lins. Se o Sapo empatar contra o Palmeiras, se salva se Botafogo e Água Santa perderem e o XV de Piracicaba não derrotar o Oeste, fora de casa. No caso de empate diante do Palmeiras, o resultado da Ferroviária não terá importância.
Nos últimos três jogos fora de casa, o Sapo ganhou duas partidas e empatou uma.
Jogo
O Sapo jogou desfalcado dos zagueiros Saimon e Renato Santos. Em seus lugares, atuaram o zagueiro Paulão e Henrique Motta, volante que também atua na zaga. O restante do time foi o mesmo do empate contra o São Bernardo, na quinta-feira.
O primeiro tempo começou de forma equilibrada, com predomínio da marcação sobre o setor ofensivo dos dois times. Aos poucos, porém, o Mogi começou a ser mais perigoso e teve duas boas oportunidades de abrir o placar.
Aos 18 minutos, após cobrança de falta, Henrique Motta subiu com liberdade e cabeceou à esquerda do goleiro Fábio, com a bola passando perto da trave. Aos 23, Lulinha recebeu em boas condições na área, mas finalizou por cima do gol.
Aos 29, Simião bateu forte de fora da área e o goleiro Mauro voou para espalmar, mandando para escanteio.
O Ituano teve grande oportunidade aos 29 minutos. Raul Prata deu passe açucarado para Peri. O lateral-esquerdo ficou de frente para Mauro, que fechou bem o ângulo e viu a bola sair à sua esquerda depois da finalização cruzada. Aos 37, foi a vez do Mogi desperdiçar grande chance. Em contra-ataque, Keké apareceu livre e chutou para defesa de Fábio.
Após o apito final do primeiro tempo, Guly deu uma cabeçada em Gabriel Dias, pois estava revoltado com o fato do volante do Mogi Mirim ter acertado o cotovelo em seu rosto durante uma disputa de bola momentos antes. O volante do Ituano recebeu cartão amarelo pelo ato contra Gabriel.
Segundo tempo
Aos 12 minutos do segundo tempo, Keké fez jogada individual pela esquerda, driblou Naylhor e conseguiu ficar de frente para o arqueiro, mas se atrapalhou na hora de finalizar, perdendo a chance de abrir o placar. Aos 16, Marcelinho bateu da entrada da área e a bola saiu por cima do travessão de Mauro.
Aos 31, o Mogi Mirim ficou mais ofensivo com a entrada do atacante Ortigoza no lugar do volante Bruninho. Dois minutos depois, Lulinha chutou, a bola desviou na defesa e ia caindo em direção ao gol, mas Fábio mandou para escanteio.
Três minutos depois, Ortigoza apareceu livre na área, nas costas da defesa e cabeceou no travessão. No rebote, o próprio atacante, sozinho, completou para o gol, com a bola ainda tocando no arqueiro antes de entrar: 1 a 0. Aos 39, o Mogi fortaleceu a marcação com a entrada do volante Josa no lugar do meia Lulinha.
Nos minutos finais, o Ituano partiu com tudo para o ataque, inclusive com subidas do goleiro Fábio na tentativa de empatar a partida. Aos 42, o goleiro Mauro fez grande defesa após cabeceio de Naylhor. Um minuto depois, o goleiro Fábio deu uma bicicleta e Mauro defendeu. Aos 45, o Mogi ficou com um a menos: o lateral-esquerdo Bruno Teles cometeu falta, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, representando um importante desfalque para o duelo contra o Palmeiras.