quinta-feira, setembro 19, 2024
INICIAL☆ DestaqueMogi na fase final de Olimpíada da Língua Portuguesa

Mogi na fase final de Olimpíada da Língua Portuguesa

A Comissão Julgadora Municipal definiu, na última semana, os textos que irão representar Mogi Mirim na fase estadual da 4ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. As escolas municipais participaram de três categorias: poema, memórias literárias e crônicas. As duas primeiras categorias terão representantes da rede municipal na próxima fase da olimpíada.

Na categoria poema, foram selecionadas as poesias Mogi Mirim feita para mim, produzida pela aluna Vitória Longo Amaral, da EMEB  Edna Fávero Choqueta; e Meu bairro, escrita pelo estudante Guilherme Monteiro Ignacio, da EMEB Prefeito Adib Chaib.

Vitória foi orientada pela professora Renata Tavares Leite, e teve o município como inspiração, exaltando atrativos como o Espaço Cidadão, o Complexo Lavapés e o Mogi Mirim Esporte Clube. “Quis valorizar a cidade, as praças e igrejas”, conta. Aos 10 anos, a estudante revela que escreve livros desde os sete e já possui mais de dez obras não publicadas.

Esse resultado foi o reconhecimento do trabalho da equipe da escola e mostra o valor do ensino municipal”, destacou a coordenadora pedagógica da EMEB Edna Choqueta, Renata Cadan.

A diretora da escola Prefeito Adib Chaib, Cláudia Maria Dias Melo, ressaltou as práticas pedagógicas adotadas pela professora Tatiana Vicente, que orientou Guilherme na produção do texto. “Foram adotadas propostas atraentes para que os alunos se envolvessem com o gênero proposto, já que a poesia muitas vezes não é uma opção de leitura para essa faixa etária”, disse. “O resultado serve como incentivo aos alunos, que ficam motivados a se envolverem mais nas dinâmicas escolares”, finalizou a diretora.

Já o segmento memórias literárias terá como representante municipal o aluno Lucas Mantovani Gomes, que redigiu o texto “Coisas boas da vida” e estuda na EMEB Prof. Humberto Brasi. Orientado pela professora Izilda Barros, Lucas baseou o texto em uma entrevista com a bisavó, de 87 anos. “Ela gosta de contar histórias e resolvi escrever suas memórias”, disse o estudante.

Para a diretora da escola, Sandra Helena Pinto Doro, a classificação de Lucas foi resultado de um intenso trabalho pedagógico, que envolveu a promoção de saraus de leitura e o ensino dos gêneros textuais.

As ações dos professores de Língua Portuguesa e Leitura foram orientadas pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação. “Foram organizados varais de leitura, passeios culturais e exposições dos textos em painéis. Tudo isso contribuiu para a preparação dos profissionais e, consequentemente, para o alto nível dos textos selecionados”, destacou a Secretária de Educação, Márcia Róttoli de Oliveira Masotti.

Estadual

Pela rede estadual, foram selecionados textos de estudantes das escolas “São Judas Tadeu” e Oscar Rodrigues Alves. A aluna Larissa da Soledade Ferreira participa da fase estadual com a crônica “Louças da solidão”. Com o artigo de opinião “Surto de dengue”, a estudante Tamira Pereira Rodrigues também foi selecionada.

A Comissão Julgadora foi formada pela representante do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, Fátima Lucy Bizigatto, pela jornalista Josi Mara Nolli e pela professora de história e jornalista Ludmila Seriani Fontoura. A seleção foi realizada no dia 26 de agosto. A organização da fase municipal envolveu as profissionais da Secretaria de Educação, Juliana Ormastroni de Carvalho Santos eLarissa Tânia de Mello Gonçalves.

Entre os dias 25 de setembro e 10 de outubro, as Comissões Julgadoras Estaduais farão a leitura e seleção dos textos para a etapa regional. A partir de 24 de novembro, tem início a fase nacional da olimpíada, cuja premiação acontece no dia 1º de dezembro.

A Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec— Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments