O ano é novo, mas a cidade continua na mesma. Mogi Mirim não tem motivos para comemorar a chegada de 2016, afinal o cenário é lastimável. O município parece estar entregue à própria sorte. Inúmeras são as reclamações de pontos já cobertos pelo mato e de ruas, avenidas e calçadas tomadas por tantos buracos.
Da zona Leste à zona Oeste, a sujeira é visível por toda a parte. O bairro Jardim Paulista é um verdadeiro depósito de entulhos e o Parque das Laranjeiras ainda vive no abandono, com ruas em completo estado de miséria. O asfalto é promessa que parece perpetuar ao longo do tempo.
E esses são só dois exemplos de como outras regiões da cidade também se encontram. A situação pode ser considerada crítica porque certamente coloca em risco a saúde pública. Sem uma limpeza efetiva, Mogi adoece e o problema logo aparece, e multiplica, nas portas dos postos de saúde e hospitais.
Em época de chuva e calor intenso, entulhos, lixo e o mato alto se transformam em condições ideais para a proliferação dos mosquitos da dengue e de animais peçonhentos. Indignados, os munícipes sofrem com a incompetência do Poder Público. Muitos acabam recorrendo às redes sociais e aos meios de comunicação para expor o problema. Outros vão além, preferem assumir uma responsabilidade, arcar com despesas, a ter que esperar por uma iniciativa da Prefeitura.
É fato e justo destacar que a população produz boa parte desse lixo e, por isso, deveria ser mais cuidadosa ao dar destino correto. Por outro lado, é inevitável que há uma falta de compromisso; de empenho, da Administração Municipal em zelar por Mogi. A expectativa era que boa parte das áreas estivessem limpas até o final do ano passado. Foi o que garantiu o setor de Limpeza Pública, já que seriam feitos mutirões a fim de normalizar as condições.
Contudo, nenhum esforço a mais foi visto. Nenhuma mobilização foi colocada em prática em benefício da comunidade mogimiriana. Em dezembro de 2015, O POPULAR constatou diversos pontos esquecidos. A última reportagem foi sobre os inacreditáveis mais de 100 buracos na Rua Professor Ferreira Lima, no Paulista, motivo de vergonha para os moradores do local.
E agora, nesta edição, O POPULAR traz mais uma matéria sobre o desleixo em que se encontram as regiões do Santa Luzia e Centro. A pergunta é: até quando essa sujeira? Prefeitura, coloque em prática as ações do seu marketing. Mogi Mirim precisa sair da cova.