Apesar de apresentar um futebol amplamente superior ao adversário, o Mogi Mirim atingiu cinco jogos sem vitória no Campeonato Paulista na noite deste sábado ao empatar em 1 a 1 com a Portuguesa, no Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira, pela 11ª rodada. O Mogi segue na vice-liderança do Grupo A, mas agora, com 17 pontos, tem apenas dois à frente do terceiro colocado Red Bull, que venceu o Botafogo na sexta-feira e ultrapassou o Ituano. O time de Itu empatou com o Linense na sexta-feira e agora está em quarto lugar, três pontos atrás do Sapo.
A partida deste sábado marcou o reencontro do Sapo com o técnico Aílton Silva, agora na Lusa.
O Mogi contou com o retorno do volante Val, que se recuperou de uma gripe e ganhou a vaga de Hygor. O atacante Thomas Anderson, com uma fratura na fíbula em treinamento na sexta-feira, que deve deixá-lo de fora da competição, deu lugar ao meia-atacante Élvis.
Com Edson Ratinho e Élvis abertos, Vitinho mais centralizado e Magrão como centroavante, além das subidas dos laterais Valdir e Leonardo e avanços dos volantes Magal e Val, o Mogi Mirim atacou com grande intensidade e teve muito volume de jogo, mas pecou na definição das jogadas, demonstrando ansiedade no último passe e nas finalizações.
Desde o primeiro tempo, o Mogi Mirim dominou a partida, encontrando espaços com facilidade na defesa da Portuguesa, que tinha dificuldades em armar os contra-ataques. O Sapo trabalhava as jogadas especialmente pelos lados do campo e também arriscava chutes de fora da área.
Aos 11 minutos, Edson Ratinho se livrou de marcadores partindo da esquerda para o meio e ajeitou para Val finalizar de fora da área, cruzado, com a bola passando com perigo, à direita do goleiro Rafael Santos.
O Sapo dominava a partida, mas acabou sendo surpreendido aos 23 minutos. De longa distância, próximo da lateral direita, o meia Léo Costa cruzou despretensiosamente para a área. A bola passou pela defesa do Mogi, quicou e encobriu o goleiro Daniel: 1 a 0 para a Portuguesa.
O Mogi Mirim continuou atacando, mas falhava nas conclusões. Aos 25, Valdir bateu de fora da área e o goleiro espalmou para fora. Cinco minutos depois, o arqueiro da Lusa defendeu uma cobrança de falta perigosa de Vitinho. Aos 43, Edson Ratinho bateu de fora da área, buscando o ângulo esquerdo de Rafael Santos, mas a bola saiu próxima à meta do goleiro. Dois minutos depois, Rafael fez grande defesa após finalização de fora da área de Ratinho.
A segunda etapa seguiu com cenário semelhante, com o Mogi pressionando em busca do empate. Aos 7 minutos, Vitinho bateu cruzado da esquerda e o goleiro defendeu. Um minuto depois, Val, de dentro da área, chutou cruzado, a bola caminhava para o gol, mas a defesa da Lusa afastou o perigo.
A Portuguesa levou perigo em dois contra-ataques consecutivos. Aos 13, a Lusa chegou com Ortigoza, que finalizou por cima do gol. Um minuto depois, o goleiro Daniel se antecipou saindo com os pés antes da chegada do atacante Popó.
O empate do Mogi chegou aos 15 minutos. Ratinho bateu cruzado da direita, a bola passou pelo goleiro, mas o zagueiro Guilherme afastou. Na sobra, Valdir mandou para a rede: 1 a 1.
O Mogi Mirim seguiu pressionando em busca do empate. Aos 32, Hygor, que havia entrado no lugar de Val, bateu de fora da área e Rafael Santos saltou para fazer a defesa em seu canto esquerdo. Aos 43, o Mogi voltou a levar perigo em finalização de Geovane, que havia entrado no lugar de Élvis, mas o arqueiro defendeu à queima-roupa. Dois minutos depois, Vitinho bateu cruzado e a bola passou em frente de Rivaldinho, que estava livre, mas não conseguiu alcançar para chutar para o gol.
O jogo registrou público de 652 pagantes.