Mogi Mirim irá enfrentar Tipitapa, município da região de Managuá, no Nicarágua, país da América Central, no Dia Mundial do Desafio, no próximo dia 31. A rival foi anunciada no dia 8, no lançamento da competição na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Jundiaí, com a presença do secretário de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) de Mogi Mirim, Marcos Antônio Dias dos Santos, o Marquinhos. Cerca de três mil cidades, de 20 países se inscreveram. O Dia do Desafio é uma disputa amigável, em que vencem as cidades com maiores percentuais de participação.
O sorteio serve como integração e celebração, com apresentações visando promover a reflexão sobre o sedentarismo. A cerimônia foi conduzida pelo ex-jogador da seleção brasileira de vôlei Nalbert. César Gouvêa, da Companhia do Quintal, apresentou o esporte nas diferentes fases da vida.
Uma apresentação de caratê e tambores japoneses retratou a infância. A juventude ganhou vida em uma coreografia de Mark Van Loo, com elementos do basquete e da dança de rua.
O futebol não ficou de fora. O ex-jogador Edmílson, campeão mundial com a Seleção em 2002, foi o símbolo da vida adulta, além de uma apresentação de futebol freestyle, que mistura habilidade e criatividade. O também ex-jogador Ademir da Guia, comentou como o esporte contribui para garantir vitalidade na terceira idade.