Quem é que não tem “Saudade dos Pais”, de dizer “Eu Te Amo” e entre uma dose de “Cana Verde” não relembra “Dois Morenos” da “Minha Terra” que estavam, há 65 anos, “A Caminho do Sucesso”. Com o perdão deste jogo de palavras, com os títulos de algumas das canções mais conhecidas, falamos um pouco sobre José e João Cleto. Ou, para quem não é tão íntimo assim, Mogiano e Mogianinho.
Artistas dos mais importantes nascidos em Mogi Mirim, estes ícones do cancioneiro caipira celebra neste ano 65 anos de carreira. Para comemorar algo tão marcante, neste sábado, 17, a partir das 15h, o Teatro de Arena será palco de um show especial da dupla, entre inúmeras outras atrações. A entrada é gratuita. Ou seja, não há desculpas para ficar ausente deste momento histórico.
É dia de celebrar a obra de José dos Santos Moreno, o Mogiano, que nasceu em 31 de outubro de 1940, e de João Cleto Moreno, o Mogianinho, que é de 26 de abril de 1942. Ambos são filhos de Mogi e dos saudosos Pedro Antônio Moreno e Angelina Bernardi Moreno. Após uma infância na roça, entre laranjais e plantações de cereais, o dia 2 de junho marcou o início da trajetória da então dupla “Irmãos Moreno”. Em São Paulo, foram contratados por Nhô Zé, da Rádio Nacional, para o programa “Alvorada Cabocla”, permanecendo na emissora por oito anos. Passaram pelas principais emissoras paulistas até que, em 1974, se transferiram para a Rádio Bandeirantes como convidados especiais de Tonico e Tinoco, num programa levado ao ar todas as quintas-feiras. Foi um ano de ouro. A dupla conseguiu lançar, pelo selo Premier, o primeiro long-play, intitulado “Minha Terra”, com duas músicas inéditas e muitas faixas de sucessos de Tonico e Tinoco, com nova roupagem e calorosa interpretação.
A gravação foi muito bem divulgada pela RGE/Fermata e só fez aumentar a popularidade da dupla, que recebeu convites para apresentações em todo o país. A festa de lançamento se deu em 18 de agosto de 1974, numa das mais completas festas que Mogi Mirim já pode ver, com a presença de grandes nomes do cenário artístico da Capital e do Interior e duas mil pessoas no Estádio Vail Chaves. O primeiro disco vendeu 80 mil cópias de acordo com os registros da RGE/Fermata.
Telinha e Telona
A TV Bandeirantes (Canal 13) escalou a dupla para o programa “Encontro com Tonico e Tinoco”, em julho de 1971. As apresentações se deram também na TV Gazeta – Canal 11, em março de 1972. Fizeram parte da famosa ‘Caravana do Bolinha’ viajando por mais de um ano. Depois passaram a viajar uma temporada com seus ídolos Tonico e Tinoco.
Participaram de três filmes: ‘Chumbo Quente’, com a dupla Léo Canhoto e Robertinho, ‘Fuscão Preto’, junto com Xuxa Meneguel e Almir Rogério e, por último, tiveram uma participação no filme ‘A Volta do Jeca’.
Entre inúmeros sucessos nos mais diferentes gêneros artísticos, estes ícones da cultura local seguem em atividade e cantarão, a plenos pulmões, seus inúmeros sucessos neste evento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Mogi Mirim.