Policiais civis de Barueri-SP apreenderam mais de 350 quilos de maconha e prenderam quatro indivíduos, em um galpão situado à Rua das Bromélias, no Jardim Porto Seguro, na cidade de Salto, interior de São Paulo. A operação ocorreu na manhã da última quinta-feira. Entre os presos está o mogimiriano Rafael Villela Freire, de 32 anos, morador da Vila Santa Luzia, bairro da zona Norte.

Também foram detidos o mecânico Denis Franco Gomes, de 27 anos, residente no Jardim Hermínio Bueno, em Mogi Guaçu, e os autônomos Eduardo Jesus Rocha Martins, de 38, natural de São Paulo, e Diego Henrique de Oliveira, de 26 anos, de Salto. Os acusados foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação criminosa e encaminhados à prisão.
Além dos 535 tijolos de maconha localizados, os policiais ainda apreenderam cinco veículos. Segundo a reportagem do Jornal Taperá, com circulação em Salto, Itu-SP e Indaiatuba-SP, um delegado de Barueri, que acompanhou a operação, esclareceu que os carros apreendidos eram utilizados para o transporte da droga.

De acordo com o boletim de ocorrência, os investigadores haviam sido informados de que parte da droga distribuída na Grande São Paulo, precisamente na região compreendida pela Delegacia Seccional de Carapicuíba, saía de um galpão em Salto, onde a substância era armazenada. Uma Saveiro branca também estaria envolvida no crime.
A partir das informações, os policiais civis deram início à ação. Por várias horas, e com veículos descaracterizados, eles permaneceram nas proximidades do imóvel, observando a movimentação. Por volta das 7h45, um Gol prata, com placas de Mogi Mirim, e uma Fiorino, branca, de São Paulo, chegaram ao local.

No Gol, estavam dois ocupantes, identificados posteriormente como Rafael Freire e Denis Gomes, enquanto a Fiorino era ocupada por Eduardo Martins. Em seguida, apareceu uma Saveiro, branca, com placas de Salto, que era conduzida por Diego de Oliveira. Eles estacionaram os carros em frente ao imóvel e desceram. Ao abrir as portas e os portões do galpão, momento em que o Gol a Fiorino entravam de marcha à ré, o grupo foi abordado pelos policiais.
No interior do depósito, dentro de caixas plásticas usadas para acondicionar produtos hortifrutigranjeiros, os investigadores encontraram os 535 tijolos, totalizando 389,515 quilos de maconha. Os veículos apreendidos foram um Honda CR-V, preto, com placas de Campinas, e um Peugeot, prata, de Limeira. (Com informações de Valter Lenzi Jr. do Jornal Taperá)