terça-feira, abril 22, 2025
INICIAL☆ DestaqueMonumento é alvo de vandalismo; caso ocorreu em praça da região central

Monumento é alvo de vandalismo; caso ocorreu em praça da região central

Prefeitura demorou e só retirou a peça histórica do local na quarta-feira (Fotos: Divulgação)

O cartão postal de Mogi Mirim, a Praça Rui Barbosa, localizada na região central da cidade, mais um vez foi cenário da prática do vandalismo. Dessa vez, o vaso ornamental, peça histórica que divide o espaço com diversos outros monumentos, foi encontrando tombado na grama, na manhã do último sábado, dia 10, e apresentava diversas fissuras. O ato teria ocorrido no dia anterior, possivelmente no período da noite.

A Prefeitura informou que a peça foi removida pela Secretaria de Transporte, Trânsito e Serviços, somente na quarta-feira. Isso porque o Poder Público aguardava a avaliação de um profissional especializado em restauração, uma vez que, dependendo do caso, a peça poderia ser apenas reposta.

Ainda segundo o Executivo, o vaso ornamental deve ser encaminhado para a sede da secretaria, onde uma equipe técnica realizará uma análise a fim de apresentar um parecer sobre a possibilidade ou não de restauro.

Segundo levantamento do Centro de Documentação Histórica (Cedoch) Joaquim Firmino de Araújo Cunha, o monumento foi construído na primeira gestão do Prefeito Adib Chaib, entre os anos de 1956 a 1959, para enfeitar a Praça Rui Barbosa e fazer conjunto arquitetônico com a antiga cascata, edificada em 1943, em estilo europeu.

Os dados foram coletados no livro Estudos da Urbanização de Mogi Mirim, da historiadora Carmen Bridi. Em duas fotos aéreas da praça, na década de 1950, a peça em branco aparece em meio ao jardim. As imagens estão registradas no Livro Mogi Mirim: Retratos de uma Época, do artista plástico e historiador, Tóride Celegatti.

Em dezembro do ano passado, rosto de Papai-Noel ficou coberto de barro

Em dezembro de 2017, a Rui Barbosa passou por um processo de revitalização, recebendo reforma paisagística, pintura, novas lixeiras e melhorias nos bancos e calçamento, contudo a área, bem como outros espaços públicos, não conta com câmeras de monitoramento, o que ajudaria a coibir o vandalismo. Naquele mês, o rosto da miniatura de um Papai-Noel, um dos artigos de decoração do Natal, foi mutilado e ficou coberto de barro.

A casa do “bom velhinho”, montada na praça, também teve a fechadura arrombada. A situação obrigou a Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) a contratar um segurança particular e a cobrar maior fiscalização por parte da Guarda Civil Municipal (GCM).

Imagem de Nossa Senhora de Lourdes também foi alvo da ação de vândalos

Em setembro do mesmo ano, a Santa Casa de Misericórdia também foi alvo da ação de vândalos. A imagem de Nossa Senhora de Lourdes, abrigada em uma gruta na área externa do hospital, próxima à capela, foi encontrada caída e com a cabeça e mãos quebradas. A santa precisou passar por um processo de restauração.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia do município. Na época, em sua página no Facebook, a Santa Casa lamentou o ato e ressaltou a preocupação com o patrimônio público da cidade. O santuário da unidade também teve os vitrais apedrejados. Nas redes sociais, moradores expressaram indignação e pediram respeito às religiões.

Imagem do famoso “Bidê da Olga”
registrada em livro de Tóride Celegatti

Curiosidade
Conta a história que chamavam o referido vaso de “Bidê da Olga”, forma encontrada pelos adversários da gestão do prefeito da época, Adib Chaib, de fazerem críticas. Olga era a irmã de Adib e ficava sentada em frente à loja de seu pai, Salin Chaib, apreciando o movimento da praça.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments