sábado, novembro 23, 2024
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Moradores da zona Sul reclamam da falta de iluminação pública

Moradores do bairro Maria Beatriz, zona Sul da cidade, reclamam da iluminação pública no local. A Rua Afonso Arcuri está há mais de três meses no escuro e vários pedidos e reclamações já foram registrados pelo aposentado Amilca Quirino de Barros. No entanto, a situação ainda não foi resolvida.

Rua de Amilca Quirino de Barros está sem luz há três meses; insegurança atrapalha sua rotina (Foto: Ana Paula Meneghetti)
Rua de Amilca Quirino de Barros está sem luz há três meses; insegurança atrapalha sua rotina (Foto: Ana Paula Meneghetti)

O aposentado procurou a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços por duas vezes e, no dia 13 de julho, abriu um protocolo junto à Elektro. Há dez dias, ele levou o caso até o Ministério Público (MP) e também decidiu entrar em contato com a reportagem de O POPULAR para denunciar o descaso. “A Prefeitura não tem capacidade. Fui informado que levaria de um a três meses para o conserto”, contou Barros.

O clima é de medo e insegurança, principalmente quando os moradores precisam sair de casa à noite para trabalhar ou por algum outro compromisso. Além da falta de iluminação pública, a região concentra vários terrenos baldios e os roubos são frequentes. “Em torno de cinco casas foram assaltadas”, destacou.

Todos os dias, o aposentado leva e busca seu filho em um curso técnico, no período da noite. “Já saímos de casa com tudo escuro”, reforçou. O motorista Willian Alexandre Gomes enfrenta o mesmo problema quando vai para o trabalho. “Na maioria das vezes, saio de madrugada. É perigoso, a gente fica refém”, disse Gomes.

A Rua Durval Pacola, onde o motorista mora, está desde fevereiro sem iluminação. Segundo Barros, pelo menos dez lâmpadas estão queimadas. “Não tem manutenção nenhuma”, acrescentou Gomes. A dona de casa Regina de Souza também confirmou que na Rua Juvenal Toledo a luz do poste, que fica em frente à casa onde mora, começa a piscar e, em dentro de alguns segundos, já apaga. Esse problema já perdura há um ano.

O valor cobrado da taxa de iluminação ainda é motivo de queixa, já que os moradores pagam por um serviço que não recebem. “Se paga a taxa, a gente espera ter o serviço”, argumenta Barros. O canal de atendimento disponibilizado pela Administração Municipal para atender as reclamações dos munícipes também foi alvo de críticas. “Se você vai pessoalmente, o cara já não sai da cadeira, vai atender telefone?”, completou o aposentado.

Manutenção
A Prefeitura informou que duas equipes da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços, com apoio de dois caminhões, estão realizando a manutenção dos pontos informados pela população que não constavam na listagem assumida pela Elektro.

A Administração ainda reforçou que o trabalho é provisório, uma vez que foi aberta concorrência pública para contratar uma empresa especializada que deverá assumir os serviços. O edital está em fase de análise técnica e jurídica.

“A Elektro encaminhou ontem a lista dos pontos executados em atendimento ao acordo. Segundo a concessionária, foram executados 220 pontos e mais dois pontos extras, em razão da proximidade. Na próxima semana, a Prefeitura fará a avaliação dos serviços realizados”, explicou em nota enviada à reportagem.

O 3805-2132 segue disponível para que a população apresente as solicitações de manutenção de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

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