quarta-feira, abril 2, 2025
INICIALCidadeMoradores reclamam da lentidão em obras no Parque das Laranjeiras

Moradores reclamam da lentidão em obras no Parque das Laranjeiras

O aposentado José Franco Viana, de 72 anos, morador há 20 anos do Parque das Laranjeiras, acredita que o asfalto ainda não sairá neste ano. Isso porque as obras ficaram estacionadas por três semanas e foram retomadas na quarta-feira, dia 2. Segundo a Prefeitura, uma das máquinas que estava empenhada nos serviços precisou passar por manutenção.

No mês passado, ruas do bairro receberam material que precede a pavimentação (Foto: Ana Paula Meneghetti)
No mês passado, ruas do bairro receberam material que precede a pavimentação (Foto: Ana Paula Meneghetti)

A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços também informou que a aquisição das massas asfálticas está em processo de licitação. No mês passado, as ruas 18 e 19, 15 a 20, além da 23, receberam a sub-base de brita e a base de bica corrida, material granulado que drena infiltrações e assegura a estabilidade.

A previsão da Prefeitura era que essa etapa fosse concluída dentro de seis semanas. “Faz quatro meses que começou e está bem devagar. Tiraram as máquinas e levaram tudo para o Centro”, disse a comerciante Francisca Galdino, referindo-se às obras de revitalização da Rua XV de Novembro.

Francisca tem um bar na Rua Pastor José Marques de Almeida, antiga Rua 19, e se diz feliz com a possibilidade de poder tirar o carro da garagem e receber as mercadorias no seu estabelecimento, sem ter que ficar atolada na lama nos dias de chuva. “São 34 anos comendo poeira”, relembra.

Mas a comerciante ainda está insegura quanto à essa felicidade. “Estou com medo disso. No Domênico Bianchi (loteamento) jogaram só as pedras e não passaram o asfalto”, conta. O aposentado também reconhece que os serviços estruturais já realizados melhoraram 80% o dia a dia da população que vive no bairro. “Dá uma esperança”, afirma.

A reportagem esteve no local, na manhã de quinta-feira, e notou que mesmo com as pedras, os moradores ainda sofrem com a poeira levantada. “O pó da pedra é pior que o pó da terra”, reforça Viana. Esse cenário tem sido amenizado com um caminhão-pipa, que passa molhando as ruas.

Para a autônoma Ana Paula da Silva Nascimento, a preocupação é com os bueiros que estão há quatro meses abertos, oferecendo perigo às crianças do bairro, principalmente durante a noite. Na sua rua, a antiga 19, a boca-de-lobo está bem próxima ao portão da residência.

Iniciadas no ano passado, as obras no Laranjeiras estão sendo realizadas, gradativamente, com recursos, mão de obra e maquinários do Poder Público. O Município ainda aguarda a liberação de uma verba de R$ 3 milhões alcançada junto ao Governo Federal.

De acordo com a Administração Municipal, as ruas 15 a 20, e a rua 23,  receberam a implantação de galerias de águas pluviais, redes de esgoto, postos de vistoria e bocas de lobo, além da construção de guias e sarjetas. A Prefeitura não respondeu quais medidas serão tomadas quanto ao problema dos bueiros e também não disse quantos homens e máquinas estão empenhados nas obras do bairro.

Aposentado não acredita que asfalto das ruas sairá neste ano (Foto: Ana Paula Meneghetti)
Aposentado não acredita que asfalto das ruas sairá neste ano (Foto: Ana Paula Meneghetti)

opm050915c0104PB

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments