Referência da arbitragem do futebol amador de Mogi Mirim, o ex-árbitro Francisco Dias Bazan, o Ico Dias, morreu, aos 80 anos, no dia 26 de maio, segundo a família, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Antes de ser árbitro, Ico se destacou como zagueiro do Mirante, seu time do coração. Começou a defender o clube aos 17 anos. Pelo Touro da Comarca, também foi técnico e dirigente. Como atleta também defendeu Santa Cruz, Vila Dias, Horto e Portão Queimado, do futebol rural. Chegou a jogar algumas partidas pelo Mogi Mirim na década de 50.
Depois de encerrar a carreira de atleta, Ico se tornou árbitro e se filiou à Liga Campineira, começando a apitar pela região. Na visão do juiz, era preciso começar fora de Mogi Mirim. Depois de um período, passou a apitar partidas do Campeonato Amador de Mogi Mirim, até os 69 anos, quando decidiu encerrar a carreira.
Uma das principais características de Ico como zagueiro ou árbitro era a personalidade. “Quando fui árbitro, expulsei todo mundo que tive que expulsar. Nunca apanhei e nunca tive medo de ninguém”, disse Ico, em reportagem especial publicada por O POPULAR, em 2008.