As reclamações por parte do ramo varejista são frequentes quanto às baixas vendas, porém, há uma parcela considerável se movimentando para afastar o pessimismo e atrair o cliente para seu negócio. Seja criando promoções ou planejando mecanismos para que as pessoas possam se sentir atraídas para o centro comercial.
Um dos bons exemplos é manter estabelecimentos comerciais abertos além do horário tradicional. É evidente que os hábitos de consumo mudaram: as pessoas estão fazendo compras em horários noturnos, aos sábados, após o almoço, em domingos e feriados. No entanto, nem todos estabelecimentos estão preparados – ou se preparam – para as mudanças. Com isso, os clientes recorrem aos shoppings ou às lojas on-line, que oferecem uma série de comodidades.
É óbvio que o comércio de rua não vai acabar, mas é preciso criar mecanismos para atrair os clientes e mostrar que vale a pena consumir no comércio da cidade. Saindo da mesmice, um grupo de comerciantes organizou um evento que deverá atrair o público para uma agradável tarde de música, com opções de alimentação, com bebidas e brinquedos para as crianças. Será neste sábado, a partir do meio-dia, na Praça Rui Barbosa, no evento Rock com o Papai.
Eventos como estes – e como os que a Secretaria de Cultura e Turismo realiza todos os sábados pela manhã, como o Coreto Vivo, por exemplo, sempre com atrações culturais – são importantes para cativar a população, mesmo que isto não represente, em um primeiro momento, vendas para os comerciantes.
De outro lado, nota-se a movimentação de outro setor importante da economia: a de bares, restaurantes e afins, com eventos voltados para a atração de clientes. O concurso que tem início hoje, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), é um safanão em quem acha que para empreender neste ramo basta abrir as portas e esperar os clientes atrás de um balcão.
É preciso se movimentar, inovar, planejar, ter ideias e sair do marasmo. Da mesma forma, é preciso procurar saber, se informar e acompanhar as notícias em busca de oportunidades. Mais de 20 estabelecimentos agarraram essa chance e estão dentro do Sabores de Mogi, projeto gastronômico que promoverá o concurso, prometendo qualificar e apoiar as empresas no que se refere ao atendimento e operacionalização deste negócios.
Em setembro, promete-se outro concurso entre bares e restaurantes, semelhante ao que começará agora, mas sob a supervisão do Polo Gastronômico da Baixa Mogiana. Independente da expectativa de público de cada um, o importante é a movimentação em busca de algo melhor. Ganham os restaurantes, os colaboradores, o turismo e a população, que terá orgulho de sua terra.