domingo, abril 20, 2025
INICIALOpiniãoEditorialMovimentar para crescer

Movimentar para crescer

As reclamações por parte do ramo varejista são frequentes quanto às baixas vendas, porém, há uma parcela considerável se movimentando para afastar o pessimismo e atrair o cliente para seu negócio. Seja criando promoções ou planejando mecanismos para que as pessoas possam se sentir atraídas para o centro comercial.
Um dos bons exemplos é manter estabelecimentos comerciais abertos além do horário tradicional. É evidente que os hábitos de consumo mudaram: as pessoas estão fazendo compras em horários noturnos, aos sábados, após o almoço, em domingos e feriados. No entanto, nem todos estabelecimentos estão preparados – ou se preparam – para as mudanças. Com isso, os clientes recorrem aos shoppings ou às lojas on-line, que oferecem uma série de comodidades.
É óbvio que o comércio de rua não vai acabar, mas é preciso criar mecanismos para atrair os clientes e mostrar que vale a pena consumir no comércio da cidade. Saindo da mesmice, um grupo de comerciantes organizou um evento que deverá atrair o público para uma agradável tarde de música, com opções de alimentação, com bebidas e brinquedos para as crianças. Será neste sábado, a partir do meio-dia, na Praça Rui Barbosa, no evento Rock com o Papai.
Eventos como estes – e como os que a Secretaria de Cultura e Turismo realiza todos os sábados pela manhã, como o Coreto Vivo, por exemplo, sempre com atrações culturais – são importantes para cativar a população, mesmo que isto não represente, em um primeiro momento, vendas para os comerciantes.
De outro lado, nota-se a movimentação de outro setor importante da economia: a de bares, restaurantes e afins, com eventos voltados para a atração de clientes. O concurso que tem início hoje, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), é um safanão em quem acha que para empreender neste ramo basta abrir as portas e esperar os clientes atrás de um balcão.
É preciso se movimentar, inovar, planejar, ter ideias e sair do marasmo. Da mesma forma, é preciso procurar saber, se informar e acompanhar as notícias em busca de oportunidades. Mais de 20 estabelecimentos agarraram essa chance e estão dentro do Sabores de Mogi, projeto gastronômico que promoverá o concurso, prometendo qualificar e apoiar as empresas no que se refere ao atendimento e operacionalização deste negócios.
Em setembro, promete-se outro concurso entre bares e restaurantes, semelhante ao que começará agora, mas sob a supervisão do Polo Gastronômico da Baixa Mogiana. Independente da expectativa de público de cada um, o importante é a movimentação em busca de algo melhor. Ganham os restaurantes, os colaboradores, o turismo e a população, que terá orgulho de sua terra.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments