É comum ouvir pessoas que imaginam ser normal passar, aproximadamente, 12 horas do dia sentado, sem movimentar-se, e que depois se surpreendem por se sentirem cansadas e com pouca disposição.
Não podemos esquecer que nosso organismo precisa de movimento diário para desenvolver nossa capacidade física em todas as fases da vida.
Em uma idade avançada, o fato de nós não podermos nos movimentar, ou sentir que estamos inválidos, está na maioria dos casos pouco relacionado com a idade, mas, sim, com uma diminuição crescente do nível de treinamento muscular, ou seja, de movimento.
Não existe nenhuma idade na qual o organismo não possa ser treinado e que, consequentemente, a sua capacidade de rendimento não seja influenciada. Os anos e as décadas de pouca ou completa inatividade é que nos deixam nesta situação e nos fazem pensar que este processo esteja relacionado com a idade.
Podemos, sim, alcançar muito quando levamos uma vida mais ativa e aproveitando todas as oportunidades, sejam elas antes, durante, depois do trabalho ou sempre que for possível, para fazermos alguma coisa a favor da nossa saúde.
Mas nada de exageros, pois a atividade física deve ser realizada de forma regular e direcionada para manter o alto nível de aptidão física até uma idade avançada, permitindo levar uma vida saudável e independente.
Para isso, é necessário que ocorra uma mudança de comportamento. Deixe de lado aqueles hábitos de vida que possuem efeitos negativos e que podem ser prejudiciais.
A vida começa sempre hoje e agora. A cada momento você pode dar um novo impulso, uma nova direção e abrir novos horizontes, basta um nível suficiente de convicção para iniciar uma nova etapa com entusiasmo.
E não se esqueça: o benefício adquirido através de um pouco mais de atividade física ou da prática sensata de um esporte melhora de modo global não só sua vitalidade, mas tem também influências psíquicas e mentais significativas!
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física