Lançado via grupos de WhatsApp e também no Instagram, um movimento com pais de alunos pressionam a Prefeitura de Mogi Mirim pela volta às aulas presenciais facultativa no dia 8 de fevereiro. Uma petição com assinaturas de centenas de pais e mães de estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares foi protocolada na Prefeitura esta semana. O movimento “Escolas Abertas de Mogi Mirim” solicita quer que o município siga o Plano São Paulo com todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 para o retorno das aulas presenciais. Segundo esse movimento, 95% das mães de alunos concordam com a volta às aulas para já. Observam que apenas 35% das salas de aula serão ocupadas, portanto não havendo aglomeração. Além disso, os pais não seriam obrigados a mandarem os filhos para a escola, os quais teriam aulas remotas.
Maia cobra China
por matéria-prima
O presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira, 20, após reunião virtual com o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, que o atraso na liberação de insumos chineses para a produção da CoronaVac no Brasil se deve a razões técnicas e não políticas. Maia destacou que o embaixador deixou claro que não há obstáculo diplomático para entrega do material para os imunizantes. Segundo o presidente da Câmara, o governo chinês se comprometeu em trabalhar para acelerar a exportação dos insumos para a fabricação de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. “O governo chinês vai trabalhar para acelerar a chegada desses insumos”, destacou.
PSL vira casaca
na Câmara
O PSL passou a integrar oficialmente nesta quinta-feira (21) o bloco do deputado Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara. Até então, o partido integrava o grupo aliado de Baleia Rossi (MDB-SP), principal adversário de Lira na eleição, marcada para 1º de fevereiro. A reviravolta foi possível graças à adesão de mais quatro parlamentares a um grupo inicial de 15 deputados dissidentes do PSL favoráveis à candidatura de Lira. Com isso, ele conseguiu 19 assinaturas, o que formou maioria em relação à bancada atual da legenda na Câmara, que tem 36 parlamentares. A decisão de apoiar o nome de Baleia tinha sido liderada pelo deputado Luciano Bivar (PSL-PE), que é o presidente nacional da legenda.
Presidente Bolsonaro
cumprimenta Biden
O presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta e publicou mensagem em rede social, nesta quarta-feira (20) para cumprimentar o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O comunicado foi divulgado horas após Biden tomar posse no cargo, em cerimônia em Washington. Aliado do ex-presidente norte-americano Donald Trump, Bolsonaro disse na rede social que Brasil e Estados Unidos têm longa e sólida relação, baseada “em valores elevados”. O presidente brasileiro citou a defesa da democracia e das liberdades individuais como elementos compartilhados entre os dois países. “Sigo empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos”, afirmou Bolsonaro na rede social.
Grupos querem
impeachment
Movimentos de esquerda e de direita e representantes da sociedade civil convocaram para este fim de semana atos pró-impeachment do presidente Jair Bolsonaro em ao menos sete capitais e no Distrito Federal. Os protestos ganharam a adesão de organizações que estiveram em lados opostos durante o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Agora defendem a saída de Bolsonaro a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo, que apoiaram a petista em 2016, e o MBL e o Vem Pra Rua, que defenderam a queda de Dilma. O grupo de renovação política Acredito também convocou ato pedindo a saída de Bolsonaro. Os movimentos estão agendados para este sábado, 23, e domingo, 24.