No próximo domingo, dia 1º, acontece um importante ato de combate e conscientização da violência contra a mulher. Vai acontecer uma passeata a partir das 9h com saída da Praça Rui Barbosa, na Igreja Matriz, no Centro da cidade, em direção até o Espaço Cidadão.
A policial civil e vereadora Sonia Módena, uma das organizadoras do ato, pede que todos participem vestidos de preto em forma de protesto contra a violência doméstica.
No final do percurso serão soltadas bexigas brancas e depositadas rosas em homenagem as duas últimas vítimas de feminicídio na cidade – Mariana Mafei, no sábado dia 23, e Genézia Maria de Souza, no dia 7 último. Ambas assassinadas friamente por ex-companheiros.
Inicialmente, o ato estava agendado para o feriado de 15 de Novembro. Foi adiado para domingo agora para que a filha de Genézia, Rafaela, também atacada pelo ex-padrasto, pudesse participar. Rafaela teve uma mão decepada por Juarez Ferreira, que está preso.
Sonia Módena pede ajuda para a família de Rafaela com doação alimentos e até mesmo financeira para a família concluir a construção de mais um quarto e um banheiro no imóvel em que moram.
“Participem, a presença de cada um é fundamental para fortalecer esta luta. Abrace essa causa. Às vezes achamos que nunca irá acontecer com alguém de nossa família ou com alguém que conhecemos, mas infelizmente pode acontecer”, observa Sonia.
E reforça: “Então venha participar conosco desse ato de repúdio à violência doméstica, vamos brigar por leis mais rígidas; precisamos buscar mudar essa realidade triste que vitima tantas mulheres todos os dias”.
SEMINÁRIO
A Câmara Municipal realizou nesta quinta-feira (28) o 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Doméstica. O evento aconteceu no plenário da Casa de Leis. Foram realizadas palestras e debates sobre o tema, cujo objetivo era intensificar ações de prevenção e enfrentamento a crimes de feminicídio, por exemplo, na cidade, bem como propor medidas de preventivas e de combate à violência contra a mulher. O seminário faz parte da programação da Semana Municipal de Combate à Violência Doméstica, criada pelo vereador Manoel Palomino (Cidadania).