A alteração de paradas do ponto de ônibus urbano no Centro, que migraram da Rua Conde de Parnaíba, motivo de reclamações, e foram para dois pontos à Rua Ulhôa Cintra desde a manhã de segunda-feira, agradou boa parte dos usuários. Entretanto, a falta de orientação por parte da Prefeitura e da Viação Santa Cruz gerou inúmeros questionamentos da população, que perdida, encontrou dificuldade para saber em qual ponto conseguiria pegar a condução e chegar ao seu destino.
Apenas pequenas folhas em papel sulfite indicavam a mudança dos pontos tanto à Conde de Parnaíba, como no ponto próximo à Estação Educação, mas sem informar nenhuma linha na qual o usuário seria conduzido.
Para os passageiros que tem como destino a zona Leste, os ônibus agora fazem os embarques e desembarques em um ponto entre um terreno baldio e a revendedora de TV paga, a SKY, à Ulhôa Cintra. Já para os bairros da zona Norte, as paradas são realizadas próximo à esquina com a Rua Conde de Parnaíba, ao lado do Bar do Zito. Se o ponto da Rua Conde de Parnaíba era marcado pela falta de espaço e proximidade com a calçada, os da Ulhôa Cintra são semelhantes, com as mesmas dificuldades encontradas pelos usuários. “Tiraram de um lugar, colocaram no outro, mas não resolveu nada. Não tem placa, a gente fica correndo de um lado para o outro. Chega a um ponto e já passou o circular”, reclamou a usuária Maria Aparecida Barbosa, moradora da zona Norte.
A cena descrita por ela é comum nesses primeiros dias de mudança, com muitos usuários sem saber ao certo onde pegar o ônibus. “Está faltando orientação, tem muita gente que não sabe”, concordou a xará e também usuária Maria Aparecida, moradora da zona Leste e que aprovou a mudança. “Ficou excelente, melhor do que estava, não tem as pessoas paradas na rua como antes. Para mim está ótimo”, disse.
Orienta
Morador da zona Leste, Isaac de Oliveira Silva aprova a mudança, mas ressalta que falta orientação. “Melhorou, lá (na Conde de Parnaíba) tinha muita gente no ponto, não tinha banco para sentar, muito sol. Mas a Prefeitura tem que vir aqui e avisar que mudou. Todo mundo fica pra lá e pra cá”, contou, em referência aos dois pontos da Ulhôa Cintra.
O ponto próximo à Estação Educação, ao final da Conde de Parnaíba, que atende as linhas dos bairros Jardim Planalto, Residencial Floresta, Martim Francisco, Sol Nascente, Chácaras São Francisco, Mato Dentro e Pirapitingui, recebeu um fiscal da Prefeitura na tarde de ontem logo após o almoço, que passava orientações aos usuários.
O ponto da Conde de Parnaíba foi desativado e o asfalto recebeu pintura para vagas de carros.