Mudanças no primeiro escalão de Carlos Nelson Bueno (PSDB). Na tarde de ontem, em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, o prefeito eleito anunciou substituições e novos nomes em seu time de secretários municipais. A maior surpresa ficou por conta da saída da médica e futura vice-prefeita Lúcia Tenório da secretaria de Saúde, cargo que ocuparia como secretária a partir de 1º de janeiro de 2017. Em seu lugar, foi anunciado o psicólogo e psicanalista Elias Rezek Ajub, que concorreu com Carlos Nelson à Prefeitura nas eleições municipais, terminando em terceiro lugar, com 5.720 votos, 13,69% do total. Além dele, outras novidades.
Luiz Rocha, o Neguinho, confirmado em novembro como novo secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, alegando motivos pessoais, entregou o cargo. Em seu lugar, quem assume é Paula Zeferino dos Santos, funcionária de carreira do Executivo desde 1993. Adilson Martins da Silva será o subprefeito do Distrito de Martim Francisco. Ele ocupou o mesmo cargo entre 1989 e 1992, na gestão de Romeu Bordignon. Givanildo da Costa, o Gil Costa, secretário de Relações Institucionais, por motivos particulares, abdicou do cargo. Por ora, o secretário de governo, Danilo Zinetti, fará parte das funções na pasta.
Na Saúde, motivos de ordem pessoal e jurídica
Vice-prefeito eleita, Lúcia Tenório explicou que o motivo para sua saída está relacionada a questões jurídicas. O marido e o filho atuam na Prefeitura via Consórcio Intermunicipal de Saúde 8 de Abril, e caso assumisse a secretaria, poderia ser acusada de conflito de interesses por exercer um cargo público.
“Juridicamente não foi possível de estar na secretaria, porque eu tenho família na Prefeitura, via consórcio. Consultei o jurídico, fizeram uma análise profunda e para que eu fique secretária, eu teria que abrir mãos dos familiares e são muito importantes no dia a dia”, alegou, afirmando ter pesado não apenas o orçamento familiar, como o trabalho do filho e marido.
Prioridade inicial de Elias será a UPA
Novo secretário de Saúde, Elias Rezek Ajub, de 54 anos, já adiantou que uma de suas principais prioridades é dar início ao funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), construída na zona Leste, e até hoje sem funcionar. “A inauguração do UPA é fundamental para desafogar a Santa Casa, estava no meu plano de governo e é objetivo do prefeito atual. Logo de início, vamos reavaliar para poder ver o que já existe de material e maquinários necessários”, destacou.
Ajub não escondeu que o convite de Carlos Nelson, feito há três semanas, o pegou de surpresa. “Me surpreendeu e me deixou muito feliz, isso vem de encontro à aceitação que eu tive, os votos que eu tive”, festejou.
Crescimento horizontal será visto com atenção por Paula
Paula Zeferino dos Santos, de 47 anos, é arquiteta e funcionária de carreira da Prefeitura desde 1993. Com experiência em desenvolvimento em projetos de regularização fundiária, loteamentos de interesse social e legislações que disciplinem o uso do solo urbano, afirmou desejar promover práticas sustentáveis, com a participação popular.
O surgimento em excesso de loteamentos na cidade terá atenção especial em seu trabalho. “Gostaria de fazer um planejamento e o controle do crescimento horizontal da cidade, evitando loteamento dispersos, coisas insustentáveis para uma cidade, uma vez que dispensa maior recurso”, adiantou.
A nova secretária revelou ter o intuito de manter relações com Mogi Guaçu e Estiva Gerbi, visando desenvolver um crescimento regional sustentável.