
Caminhar pela trilha do empreendedorismo não é das tarefas mais fáceis, ainda mais no Brasil e ainda mais para mulheres, que são taxadas, equivocadamente, diga-se de passagem, como sem traquejo para os negócios.
As empreendedoras Silvia e Mariana Maretti, mãe e filha de 55 e 37 anos, provam o contrário. As duas tocam uma empresa que é referência em Mogi Mirim e região – a Casa & Verde, uma loja completa de artigos para jardinagem e paisagismo funcionando desde a década de 1980.
Silvia deixou para traz uma carreira de professora na rede particular e municipal promissora para se dedicar à empresa então administrada pelo marido. Paisagista e design de interiores, hoje ela toca a empresa com a filha, que é administradora de empresas.
Para elas, o fato de serem mulheres em nada atrapalhou nos negócios.
“Durante todo esse tempo de trabalho, que são mais de 30 anos de empresa, nunca tivemos nenhum problema de negociação e nem relacionamento com clientes, fornecedores e, inclusive, colaboradores. Sempre fomos respeitadas, embora haja quem pense que mulher não sabe negociar, que não tem esse traquejo para os negócios”, observa Silvia.
Ela relata que a vida de mulher empreendedora é gratificante, mas, muitas vezes, incompreendida. Porque tem que sacrificar o tempo com a família, com os filhos, com o marido. Mas isso não é um problema para a empresária Silvia Maretti.
“Não é porque você é empresária que você é menos mãe, porque o que importa é a qualidade”, pontuou.
Mas não pense que não há cobranças, mesmo que sejam delas próprias.
“A maior cobrança é nossa mesmo, porque ainda temos que provar que conseguimos tanto quanto um homem, que conseguimos liderar, que conseguimos administrar, que conseguimos motivar a equipe. É um desafio todo dia ter que provar pra gente mesmo que a gente é capaz”, revelaram mãe e filha.
Infelizmente, as mulheres ainda precisam continuar lutando e provando dia a dia sua capacidade.
“Eu super apoio essa luta constante pelo reconhecimento dos nossos direitos e das nossas capacidades. Hoje a mulher é empoderada, sabe o que quer. Então vamos pra cima, vamos conquistar nosso lugar”, exclama Silvia Maretti.