A multinacional italiana de tecnologia Zucchetti tem mais de 40 anos de mercado e está há mais de 10 anos no Brasil. Iniciou-se em Mogi Mirim em meados de 2012 e atualmente conta com sete aquisições por todo o país, apostando suas fichas para o crescimento na América Latina, buscando expandir os negócios e aumentar em 50% seu faturamento.
“Criar sinergia em termos de produtos, serviços e negócios entre empresas, parceiros e clientes do grupo Zucchetti é nosso objetivo. A estratégia é criar o maior polo de software para o segmento de varejo, podendo atender com eficiência todo o território nacional através de um canal de distribuição, e com tamanha qualidade e eficácia que representa a Zucchetti no Brasil”, completa Alessio, CEO da empresa no Brasil.
A estratégia de M&As faz parte da operação da Zucchetti no Brasil e no mundo, contando com sete aquisições em todo território nacional e mais de 150 aquisições internacionais. A multinacional segue investindo em 2023 com o objetivo de expandir suas três principais verticais de negócio: tecnologia para pequenos varejistas (PDV), ERP e HRTech.
Multinacional aposta em aquisições para expansão
No final do ano passado, a Zucchetti anunciou a aquisição de duas empresas de Concórdia, cidade localizada no oeste de Santa Catarina: a Smallsoft e a Gdoor, somando um investimento de R$ 140 milhões. Com a finalização desses dois M&As, a empresa dá mais um passo no objetivo de consolidar a liderança do segmento de tecnologia para micro e pequenos varejistas no país.
A empresa tem faturamento de mais de 1,3 bilhão de euros por ano, 8 mil colaboradores e atende no mundo todo mais de 800 mil clientes, além de ter unidades em 11 países e clientes em mais de 50.
No Brasil, a empresa, com mais de dez anos de história, segue expandindo sua presença por meio de aquisições. Em 2020, em uma negociação de mais de R$ 100 milhões, a gigante italiana comprou a Compufour, especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão para micro e pequenas empresas, inaugurando a entrada da multinacional neste segmento em território brasileiro.
A Zucchetti teve seu berço na Itália, onde hoje é referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas, como Software house, e o Brasil é o país com o maior número de clientes e parceiros depois do seu país de origem, conta Alessio. “O país é considerado um território estratégico para novos negócios e com potencial expressivo para aderir às soluções do grupo Zucchetti, que são reconhecidas mundialmente pela qualidade e inovação”, afirma o CEO.
Alessio aponta que as duas últimas aquisições realizadas no final do ano passado fazem parte da estratégia de ampliação da presença da Zucchetti no mercado de automação comercial para micro e pequenos varejos. Com essas duas aquisições, a Zucchetti consolida sua posição de liderança no segmento, com mais de 100.000 clientes ativos e uma rede de parceiros que confere alta capilaridade, permitindo presença em todo o território nacional.
A compra da Smallsoft e da Gdoor corroboram com a estratégia de crescimento da Zucchetti, embasada em aquisições de empresas consolidadas no mercado, lucrativas e com produtos validados, que tenham afinidade com a cultura da multinacional, agregando novos espaços e possibilidades de expansão.