O programa Muralha Digital – sistema de monitoramento das entradas e saídas da cidade com o objetivo de identificar veículos roubados ou em situação suspeita – já desperta a atenção de cidades vizinhas. Em apenas um mês de operação já ajudou a recuperar cinco veículos.
A fim de conhecer as instalações da Central de Monitoramento e os resultados apresentados pelo serviço de vigilância, o secretário de Segurança Pública, José Luiz da Silva, recebeu a visita do comandante da Guarda Civil Municipal de Itapira, Cesar Martucci, na terça-feira (21).
Aqui em Mogi Mirim, o programa possui uma estrutura composta por 20 câmeras de alta definição que detectam ações criminosas, cruzam dados policiais e geram imagens em tempo real à Central Operacional da Secretaria de Segurança Pública, a qual fiscaliza 24 horas por dia os materiais recebidos e traça estratégias de combate a roubos e furtos.
Apenas no decorrer do primeiro mês de operação do sistema eletrônico, iniciado em 11 de dezembro, cinco veículos foram recuperados através dos dados oferecidos pelo Muralha Digital.
Crim
Além de dados específicos para os serviços de segurança no município, os resultados do Muralha Digital são também compartilhados com mais 23 cidades que integram a Central Regional de Inteligência e Monitoramento (Crim).
E com o objetivo de aperfeiçoar os trabalhos de inteligência entre as forças policiais da região, representantes da GCM de Mogi Mirim participaram de curso nesta quarta-feira (22), na cidade de Salto.
Além da capacitação sobre como utilizar todos os recursos oferecidos pelo programa de vigilância, a iniciativa também visa estreitar a parceria com a Polícia Civil, o que garantirá mais agilidade nos serviços de investigação.
A Secretaria de Segurança Pública de Mogi também integra o Sistema Detecta, convênio que permite o município utilizar o banco de dados das polícias paulistas através de estrutura composta por 3.944 câmeras em mais de 1,5 mil pontos. (Da Redação)