Seja devido ao passar dos anos, lesões articulares, objetivo de qualidade de vida, ou vários outros aspectos relacionados à saúde, é comum que algum profissional da área recomende que se faça musculação. Mas aí vem o problema, afinal muitas pessoas, talvez seja o seu caso, não gostam de praticar tal atividade. Há alternativa?
Sim! Claro que há! Quase sempre existe alternativa. Praticamente, todas as pessoas que recomendam que se faça musculação, na verdade, querem que seja feito um treinamento cujo intuito seja fortalecimento. E não é apenas através da musculação que se consegue isso.
Ao invés de frequentar a academia, é possível que se treine para fortalecer em diversos outros lugares, incluindo a sua casa. E antes que você se sinta morando em uma casa/academia, saiba que qualquer lar permite tal possibilidade.
O importante em tal conceito de treinamento é que o praticante se sobreponha a uma carga, esta gera uma resistência, motivo pelo qual pode também ser chamado de treinamento resistido. A carga não precisa ser oriunda apenas de aparelhos, pois pesos livres e o próprio peso corporal, em conjunto com a ação da gravidade, geram sobrecarga resistida.
A literatura científica da área de educação física, em especial do universo fitness, versa sobre treinamento resistido, e tal conceito engloba treinos para fortalecimento neuromuscular, que podem ser feitos de diversas formas, inclusive com musculação.
Portanto, na próxima vez que seu médico, ou fisioterapeuta, ou professor de educação física, ou terapeuta ocupacional, ou enfermeiro, ou nutricionista, ou amigo, ou familiar, ou qualquer pessoa que te queira bem, indicar que faça musculação, lembre-se que é praticamente certeza que a orientação, de fato, é para que você pratique treinamento resistido (fortalecimento).
Sabendo disso, fique à vontade para escolher a opção que mais te agrada, afinal o exercício físico também pode ser prazeroso!
Luís Otavio Bueno de Toledo
E-mail: [email protected]
Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim)