Reinaugurado em 29 de abril, o Museu Histórico e Pedagógico “Presidente João Teodoro Xavier” voltou a abrir as portas para visitação esta semana. Desde terça-feira, 8, a Secretaria de Cultura e Turismo está recebendo visitantes.
O museu fica nas dependências do Centro Cultural “Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, à Avenida Santo Antônio, 430, no Centro da cidade. O espaço está aberto para visitação de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 17h.
Fazia quase 10 anos que o museu, que conta muito da história de Mogi Mirim, estava fechado.
O Museu “Presidente João Teodoro Xavier” foi montado pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Cedoch (Centro de Documentação Histórica “Joaquim Firmino de Araújo Cunha”), cujos integrantes cooperaram não só na montagem mas também no trabalho de restauro das peças em exposição.
O acervo conta com mais de 880 peças expostas entre mais de 1,2 mil existentes. Entre as raridades já expostas está uma banheira de mármore de meia tonelada, na qual Dom Pedro II se banhou quando esteve em Mogi Mirim para a inauguração da Estrada de Ferro Mogiana.
Há também artigos bélicos sobre a Revolução de 1932, peças sacras, indígenas e de origem africana, bem como itens antigos, como máquinas fotográficas, de costura, selos, medalhas entre outros.
“O museu vivo significa a preservação da cultura, da história de uma comunidade”, observou o secretário de Cultura, Luiz Dalbo.
Ele lembra que a visitação segue todos os protocolos sanitários em conformidade com o Plano SP contra a Covid-19. Mais informações pelos telefones 3804-1078 e 3805-3125.