sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIALCidadeNa compra do material escolar, é preciso estar atento

Na compra do material escolar, é preciso estar atento

O retorno das aulas em escolas da rede municipal, estadual e particular se aproxima e com ele a corrida por kits de material escolar é tarefa obrigatória em janeiro. Junto de uma lista extensa exigidas pelas escolas vem à busca pelo melhor preço e para isso é preciso ficar atento e buscar opções que satisfaça o gosto dos filhos e o bolso dos pais.

Os preços estabelecidos por uma loja devem ser questionados, em uma espécie de arte para negociar. De acordo com a DSOP Educação Financeira, empresa especializada no tema, é preciso seguir algumas dicas antes de efetuar a compra do material.

“Um problema nessa hora é que a maioria dos brasileiros tem grande dificuldade em realizar boas negociações, em função da timidez e da ideia de que o preço do produto não pode ser alterado, mas se fizer as compras com planejamento e com tempo é possível economizar bastante”, explicou Reinaldo Domingos, autor do best seller Terapia Financeira, da Editora DSOP.

Cópia de material escolar - Everton Zaniboni (8)
Com proximidade do início das aulas, dicas que ajudem nas compras são essenciais. (Foto: Arquivo)

Realizar as compras de materiais escolares em conjunto com outros pais é uma boa alternativa, o que dará maior chance para negociar menores preços. Reunir filhos das mesmas séries no momento da compra também é indicado, assim como levantar todo o material escolar que sobrou no ano anterior, separando o que pode ser reaproveitado ou não, resultando em uma grande economia. Para economizar, os pais devem ficar atentos na possibilidade de comprar somente o material que será utilizado no primeiro semestre e não de todo o ano.

No atual mercado, a variedade de cadernos e outros materiais ligados a famosos, como o personagem do seriado ou ator preferido bem como o famoso do momento pode influenciar os filhos a procurar itens com maior margem de preços. Neste momento é importante que os pais não se deixem levar pelos desejos dos filhos, já que o preço destes produtos é mais caro. Para evitar ceder a esses impulsos, os pais devem ter sempre em mão uma lista do que é realmente necessário e conversar com os filhos para que entendam a diferença e a utilidade dos materiais.

Mais

Na hora da compra é fundamental saber falar e se expressar, buscando a melhor opção de pagamento. Para isso, a disciplina é fundamental, seguindo todo um ritual de compra, com uma boa abordagem, para que a obtenção do melhor preço ocorra de forma segura e inteligente. Buscar um preço à vista pode ser uma solução adequada nestes casos.

Segundo a DSOP Educação Financeira, é importante até a forma como abordar um vendedor, sempre o cumprimentando e o chamando pelo nome. Escolher bem a marca do produto, pesquisar o preço na internet e comparecer em pelo menos três lugares torna ainda mais fácil a compra do material.

Comércio que não para de crescer no Brasil, as compras pelo mercado eletrônico podem ser boa alternativa, já que em determinados casos o preço das lojas virtuais cobre o preço das lojas de rua e shopping, que têm custos de marketing,  locação, funcionário custos fixos e variáveis. Já as lojas eletrônicas só têm o custo do produto e da logística para entrega.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments