sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIALEsporteNa melhor fase da carreira, Novais projeta crescimento

Na melhor fase da carreira, Novais projeta crescimento

Vivendo o melhor momento na carreira, com um encerramento de ano bem sucedido, o enxadrista Flávio Novais, de 24 anos, projeta evoluir ainda mais em 2014.

Em dezembro de 2013, Novais sagrou-se campeão do campeonato regional Circuito Xadrez Rápido, categoria principal. Nas etapas classificatórias, fez o suficiente para avançar, sem ser arrasador, mas na hora H decidiu. De 10 etapas, em sete ficou entre os 10 primeiros, com um título e um vice-campeonato.

Depois das etapas, 30 se classificaram e houve a final, em que Novais, um dos quatro favoritos, foi o campeão. “Vivo meu melhor momento, hoje me vejo como referência do xadrez na cidade”, comenta, sem falsa modéstia, também em função de estar em plena atividade.

Em 2013, Novais foi também vice do Circuito Solidariedade.

A expectativa para 2014 é ainda maior, pois recentemente iniciou aulas semanais com o mestre argentino Simon Languidey. Sente ter amplificado sua visão do xadrez, que estuda diariamente. Agora, está focando menos competições, selecionando as mais importantes, investindo em qualidade, também por ter iniciado um namoro.

Flávio Novais está fazendo aulas semanais com o mestre argentino Simon Languidey
Flávio Novais está fazendo aulas semanais com o mestre argentino Simon Languidey

A evolução em 2013 também se deveu a uma mudança no estilo. Até 2012, era cauteloso. Preferia o empate a arriscar uma vitória e perder. Tornou-se mais agressivo. A estratégia surtiu efeito.

Para 2014, mira ser bicampeão do circuito regional, conquistar novos torneios e o ouro nos Jogos Regionais, além de melhorar a pontuação no rating. Dependendo dos resultados, deve investir ainda mais em estudos.

Novais também gostaria de fazer desafios a outros nomes da cidade, como Odinovaldo Bueno e Juliano Guerreiro, com melhores de 10 jogos, para divulgar o esporte. O objetivo é se consolidar como o melhor da cidade, o que acha que conseguirá com a evolução. “Meu sonho é vencer o Rafael Mantellato, ele é o melhor”, aponta, revelando sua reverência a um mogimiriano que está fora da cidade.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments