Está agendada para este final de semana, em Curitiba (PR), as oitava e nona etapas do Campeonato da Stock Car. Tanto a corrida de sábado, 7, como do domingo, 8, serão transmitidas pelo SporTV 2, a partir das 11h. E no domingo serão duas corridas! A categoria retorna à capital paranaense com uma situação curiosa na briga pelo título. Pela primeira vez na história um piloto gaúcho lidera a Stock Car.
Em Mogi Guaçu, no dia 18 de outubro, foi o quarto colocado na chegada 1 e o 14º na chegada 2, somando mais 26 pontos no Velocitta. O piloto de 31 anos lidera a competição mesmo sem ter vencido nenhuma das 10 provas disputadas até aqui. Agora com 172 pontos contra 158 de Ricardo Zonta, o vice-líder, ele aposta no equilíbrio para seguir no topo. Até porque, em 2019, o piloto Daniel Serra foi campeão vencendo apenas uma das 22 provas.
Após a etapa de Mogi Guaçu, a Stock Car retorna ao Autódromo de Curitiba após uma temporada ausente. No ano passado o circuito ficou fora do calendário por problemas estruturais e de logística. “Para correr lá em 2019 seria preciso um investimento muito superior ao de outras praças. Some-se a isso a questão de haver agora um fator ambiental específico, que coloca a realização de grandes eventos como o nosso em discussão”, afirmou Carlos Col, organizador da competição, à época.
Inaugurado em 1967, o Autódromo Internacional de Curitiba fica, na verdade, localizado em Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense. É o segundo circuito que mais recebeu provas da Stock Car em toda a história da categoria – 55 vezes -, atrás somente do Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Considerada uma praça de excelente estrutura, figura entre os circuitos preferidos dos pilotos com a longa reta principal e o ‘S de Alta’. Com nove vitórias, Ingo Hoffmann é o maior vencedor de Curitiba na Stock Car. Entre os pilotos em atividade, Daniel Serra é o maior vencedor, com cinco triunfos.
Foto: Duda Bairros/Vicar