É um desafio não deixar a preguiça tomar conta nos dias frios, não é verdade? Mas, manter a rotina de atividades físicas, nesta época, significa não descuidar de sua saúde.
Não realizar exercícios físicos no inverno pode aumentar dores musculares e nas articulações. Isto acontece porque nós tendemos a tensionar o corpo e, muitas vezes, andamos mais encurvados para tentar nos proteger das baixas temperaturas.
Não parar a prática das atividades físicas no frio é tão importante quanto manter-se ativo durante os períodos mais quentes. Este afastamento pode significar prejuízos para a saúde e para a permanência dos bons hábitos, especialmente quando esse sedentarismo sazonal é aliado a uma alimentação mais desregrada, algo bem comum nesta época.
Para auxiliar nosso corpo a ter uma resposta positiva aos exercícios neste período, devemos, antes de iniciar, realizar um breve aquecimento até porque o corpo em repouso leva mais tempo para chegar à temperatura ideal. Assim, um suave alongamento proporciona a melhora da mobilidade das articulações e a elasticidade dos músculos, com o objetivo de prevenir lesões comuns neste período.
Beber água antes, durante e depois do exercício é efetivo para repor a quantidade de líquido perdida na transpiração, mesmo que o suor seja em menor quantidade nesta época. Falando nisso, muito cuidado: não é porque a transpiração está menor que você não está realizando uma atividade de alta intensidade! Fique atento aos sinais do seu corpo, pois muitas vezes por suar menos há mais dificuldade de perceber quando se chegou ao limite.
Busque atividades físicas que lhe dê prazer de praticar nesta época. Trace novos objetivos para lhe motivar a vencer a indisposição, encontre uma companhia se achar necessário, pratique sua atividade em horários mais quentes (…). Enfim, faça tudo o que estiver ao seu alcance, mas não abandone os exercícios físicos no inverno!
Em todas as épocas do ano a regularidade da prática da atividade física é tudo. Procure sempre o trabalho de um profissional de Educação Física, registrado no Conselho Federal de Educação Física, para que não exponha sua saúde a riscos.
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física