sexta-feira, abril 18, 2025
INICIALColunistasNão deixe de alongar antes e após o exercício físico

Não deixe de alongar antes e após o exercício físico

A prática do alongamento melhora e desenvolve a flexibilidade, que é uma das qualidades físicas do ser humano. Sabendo disso, então, alongar o corpo, é uma necessidade.
Todo o programa de exercícios, independentemente de seus objetivos, deve incluir exercícios de alongamento antes e após à sua prática.
Existem inúmeras controvérsias a respeito deste tema, porém não podemos confundir exercícios de alongamento com treinamento da flexibilidade corporal.
Alongamentos são realizados com baixa intensidade, onde permanecemos em cada posição entre 10 a 15 segundos, aproximadamente. Já o treinamento da flexibilidade é realizado em alta intensidade, normalmente por atletas de alto rendimento ou por um objetivo específico, para aquisição máxima desta capacidade. E, aí sim, deve ser praticado em um período do dia diferente dos outros exercícios físicos, como musculação, corrida, natação, entre outras.
O objetivo de alongar antes e depois de qualquer exercício é prevenir lesões, proporcionando maior mobilidade das articulações, e mais elasticidade dos músculos e, além de tudo, pode exercer a função de relaxamento após uma sessão de atividades exaustivas.
Esta prática é recomendada pelo Ministério da Saúde, que em seu portal cita um estudo publicado na científica Revista Corpus et Scientia, que afirma que alongar melhora também a sensação de bem estar emocional, a estética, o condicionamento, e nos deixa menos propensos a dores físicas. E, ainda acrescento, a melhora da postura e consciência corporal.
Nossos músculos possuem a tendência a encurtamentos, seja por ficarmos muito tempo parados ou por realizarmos uma atividade desgastante, onde se enrijecem. O alongamento proporciona a recuperação e relaxamento muscular.
Inclusive, não busque a prática do alongamento somente após um esforço físico, ele também é benéfico antes de dormir, em momentos que sentir desconforto em alguma região muscular ou até mesmo para compensar posturas que se permanecem por longo período de tempo.
Inclua em sua rotina o hábito de alongar-se!

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments