Sejam por motivos comemorativos ou mesmo para tirar um período de descanso, é comum que, no final de ano, se deixe de lado também a rotina de exercícios físicos. Isso pode ocorrer pela ingestão calórica maior nestes dias, pela alteração de horários das atividades diárias ou mesmo por buscar a eliminação de compromissos neste período.
E isso é valido, porém, pode-se optar por manter-se ativo, mesmo que a intensidade dos exercícios físicos seja menor, que a atividade seja diferente do habitual ou que os horários da prática sejam outros.
Mesmo aproveitando tudo o que possui de positivo nestas confraternizações e durante o período de férias, o ideal é manter equilíbrio. Afastando-se totalmente dos exercícios físicos e também de outros hábitos saudáveis seguidos durante o ano, a dificuldade da retomada é maior. Nos deparamos com a indisposição de realizar os exercícios propostos e de perceber, por vezes, a dificuldade na execução deles e até mesmo na qualidade dos movimentos.
Isso pode ser desmotivador no momento do retorno, pois neste total afastamento, perde-se muitas vezes a noção do esforço corporal, e tenta-se voltar no mesmo ritmo que estava. Porém, o corpo não reagirá de imediato como antes.
Tenha em mente que, se for necessário modificar a rotina e programação dos seus exercícios físicos neste período, não os abandone completamente. Procure substituí-los, mesmo que sejam por esforços menores: uma caminhada no parque, um passeio de bicicleta, uma partida divertida de alguma modalidade coletiva. O importante é não ficar no sedentarismo.
Isso pode acarretar, além de falta de disposição, em prejuízo no bom humor, alteração da força, mobilidade e flexibilidade corporal e influência em vários outros aspectos fisiológicos. Movimente-se. Desejo a todos um Feliz Natal e um saudável e alegre 2022!