sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ DestaqueNatal e Ano Novo pedem ceias saborosas e econômicas. Clique e...

Natal e Ano Novo pedem ceias saborosas e econômicas. Clique e confira as dicas

É tempo de celebrar. As festas de fim de ano estão chegando e para deixá-las ainda mais saborosas, Paulo Resende, docente da área de gastronomia do Senac Mogi Guaçu, ensina como tornar esses momentos economicamente mais acessíveis.

No Natal, por tradição prepara-se peru, chester, leitoa, peixe, pernil, salpicão, salada de maionese, farofa, arroz com uvas-passas, dentre outras mas não existe unanimidade nessa hora, fatores como o momento financeiro, sazonalidade e regionalidade, devem ser levados em conta, fazendo com que seus planos necessitem ser reavaliados.

“As adaptações são bem variadas, por exemplo, em relação ao peru e chester que nessa época tem os preços bem elevados, poderia ser substituído por frango, a leitoa por cortes menores dependendo do número de pessoas presentes, para alguns substituir peixes como bacalhau e salmão por peixes de rios, que, se bem preparados, são muito saborosos e para o brinde é interessante pesquisar por espumantes nacionais”, ensina.

No Ano Novo, a dica para atrair bons fluídos é consumir lentilha, romãs e evitar as aves, pois elas ciscam para trás, sendo assim a carne de porco uma boa opção.

Paulo explica que para quem tem disponibilidade, pode preparar na churrasqueira, o que diminui também o consumo de gás de cozinha, utilizando papel celofane (diferente do papel alumínio que só cozinha, o celofane cozinha e doura).

“Enrola-se os cortes umas quatro vezes e leva para a churrasqueira por aproximadamente quatro horas. Mas, se precisar fazer no forno, opte por cortes menores, em relação a peças grandes, pois assam mais rápido.”

Uma sugestão do especialista para não pesar no bolso de ninguém é organizar uma ceia colaborativa, em que cada família leva um prato. E para quem prefere comprar a ceia pronta, deve ter em mente a quantidade exata de pessoas que participarão para que não sobre e nem falte.

“Certifique-se se haverá pessoas vegetarianas ou que não comem algum item da ceia para que todos participem das comemorações, a partir daí é só se deliciar de suas ceias”, finaliza. (Da Redação)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments