Com 5.164 casos confirmados da dengue até a última sexta-feira, em balanço divulgado pela Prefeitura, a Secretaria de Saúde volta a utilizar a partir de hoje um nebulizador veicular, equipamento voltado à nebulização pesada e usado em regiões com maior incidência de focos da doença. Sete bairros da zona Norte receberão o trabalho a partir das 17h: Jardim Scomparim, Jardim Paulista, Jardim Nazareth, Jardim Silvânia, Jardim Primavera, Inocoop e Murayama III. Ao longo do dia, a Prefeitura deverá emitir alertas à população por meio de carros de som. A nebulização deverá ter duração de até quatro horas.
A Secretaria de Saúde informou que os munícipes devem seguir uma série de dicas a fim de conservar suas residências e preservar a saúde, já que o veneno possui alta eficácia no combate à doença. Portas, janelas e cortinas devem ficar abertas para facilitar a entrada do inseticida. Alimentos, utensílios de cozinha, roupas, bebedouros de animais, gaiolas de passarinho, aquários e filtros de água devem ser cobertos ou deixados em lugares fechados. Crianças, idosos e pessoas alérgicas devem ser mantidas em um cômodo fechado por 30 minutos e todos os munícipes necessitam ficar afastados do nebulizador. Funcionários da Secretaria de Saúde passaram por treinamento na Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) a fim de saber como proceder com o aparelho, doado pelo Itaú Data Center.
Em março, o Executivo já havia conseguido junto à Sucen o uso do equipamento, utilizado na zona Leste, no Jardim Sbergue, Vila Dias, Jardim do Lago e Mogi Mirim II. Ao todo foram trabalhadas 90 quadras, que acabaram dobrando para 180, já que foram realizadas duas passagens por quarteirão.