sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasNelson Patelli Filho: Amigos, Eu vi! – Parte 73 – n° 629

Nelson Patelli Filho: Amigos, Eu vi! – Parte 73 – n° 629

Continuando a série sobre acontecimentos ocorridos em Mogi Mirim durante o século passado, anoto fatos que vi, ouvi ou li, referente ao ano 1947. Em 7 de fevereiro de 1947, foi eleita a primeira diretoria do Aéreo Clube de Mogi Mirim: Presidente – Henrique Cintra de Ornelas Filho; vice – Antonio André (Moreno); diretor de Campo – Walter Bianchi; 1° secretário – José Bernardes de Oliveira (Juca); 2° secretário – Raul Lovo; 1° tesoureiro – Mauro Antunes Garcia; 2° tesoureiro – Victório Cerrutti; orador oficial – dr. Norberto de Araújo Coelho.

Essa diretoria planejava construir o hangar para abrigar aviões, reconhecer oficialmente junto ao governo o campo de aviação da cidade e oferecer aulas de pilotagem aos interessados e associados, contratar um instrutor de voo. Esse planejamento possibilitaria receber um avião de treinamento e que foi oferecido pessoalmente pelo grande jornalista da época, Assis Chateaubriand.

Depois de terminar minhas aulas noturnas no Ginásio São José, eu costumava lanchar no Bar Coan com meus amigos e colegas, tomando refrigerante (guaraná da fábrica de refrigerantes Stort) e degustar um sanduiche “Bauru” (presunto, queijo e tomate), em meio a animado bate-papo com minha turminha.

O Bar do Coan localizava-se à Rua 15 de Novembro no ponto onde hoje existe o estacionamento do Bradesco.
Durante minha adolescência, eu presenciei, li e ouvi fatos relacionados à primeira eleição ocorrida no município após a redemocratização no Brasil, com o término da ditadura Getúlio Vargas, em 1947. De 1930 a 1° de novembro de 1947, durante quase 18 anos no regime ditatorial, Mogi Mirim teve 23 prefeitos nomeados diretamente pelo governo, com mandatos curtos e trocas sucessivas.

Túnel do TEMPO

13 de junho de 1888 – Grandes festividades marcaram a inauguração da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim, construída em terreno doado pelo casal de mogimirianos tenente-coronel José Batista da Luz e D. Carolina Isaura Pinho da Luz, com escritura passada no 2° Tabelião e contida no Livro 27, fls.10. A inauguração contou com a missa e Te Deum (louvor a Deus), oficiados pelo vigário da Paróquia de São José, o padre italiano João Ebolli.

Preceitos Bíblicos

“Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, porque isto é justo. Honra o teu pai e a tua mãe, para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra. E vós, pais não provoqueis à ira vossos filhos, mas educai-os na disciplina e correção do Senhor”. (Efésios 6, 1-4)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments