Geográfica e historicamente, Mogi Mirim possui cinco grandes bairros: Tucura, Aguardente do Reino, Mirante, Aterrado e Santa Cruz. O mais antigo é o Tucura e o mais novo é a Santa Cruz. Qual é a razão e o significado de seus nomes?
Tucura
Bicentenário, seu nome foi dado pelos índios caiapós que habitavam a região. Em tupi-guarani significa “lugar ruim de gafanhotos”, em virtude de conter há mais de 200 anos regiões alagadiças e criadores de muitos insetos. Não existe nenhuma veracidade na fantasiosa historinha do “vai lá, que tu curas”.
Aguardente do Reino
É o mais antigo bairro de Mogi Mirim, existente desde o Século XVIII, segundo registros bicentenários. Recebeu esse nome por causa das antigas destilarias de aguardente que existiam no local na época colonial. Essa aguardente era exportada para Portugal, o Reino. Daí o nome Aguardente do Reino. O ribeirão que corta o bairro tem o mesmo nome.
Mirante
Terceiro mais antigo, era caminho dos antigos tropeiros e recebeu a denominação de Mirante por estar localizado em ponto alto da cidade e de onde se avista de maneira privilegiada o centro de Mogi Mirim.
Aterrado
Ganhou esse nome por causa dos aterros feitos nas imediações, em 1873, para a passagem dos trilhos da estrada de ferro da Mogiana. Nesses aterros foram usados centenas de trabalhadores braçais e carroças de bois, para transporte da terra usada no aterramento dos alagadiços e desníveis então existentes. É o quarto bairro mais antigo de Mogi Mirim.
Santa Cruz
Povoado que surgiu em torno da capelinha existente nas últimas décadas do Século XIX e que foi construída pelo vereador Marciliano Ribeiro Pinto. Posteriormente, recebeu a vinda dos antigos lavradores italianos que possuíam propriedade nas vizinhanças, católicos e grandes fiéis de Cristo. No local foi erguida uma grande cruz, por isso o nome Santa Cruz.
Túnel do TEMPO
Em 1876, Mogi Mirim possuía apenas 11 ruas, sendo as principais: Rua do Rosário (atual Rua Dr. José Alves), Rua do Comércio (Hoje, Rua José Bonifácio), Rua São José (atual Rua Conde de Parnaíba), Rua Direita (hoje, rua Dr. Ulhôa Cintra) e Rua Alegre (Rua Padre Roque).
Preceitos Bíblicos
“A multidão dos fiéis era um só coração, uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. Depois era distribuído, conforme a necessidade de cada um’’. (atos dos apóstolos 4, 32-35)