Até a próxima quarta-feira, o Zoológico Municipal Luiz Gonzaga de Amoedo Campos, localizado no bairro do Aterrado, será o reduto de atividades e eventos alusivos ao Dia Mundial da Água, celebrado na última quinta. Uma programação diversificada será realizada no recinto até a próxima quarta-feira, resultado de parceria firmada entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae). A série de atividades conta com a apresentação de peças teatrais pela Cia. de Teatro Parafernália e a participação da Brigada de Incêndio.

Os eventos serão destinados aos alunos da rede municipal de ensino. Durante a semana, o local já é utilizado por escolas públicas ou particulares, mediante agendamento, para aulas de educação ambiental referente à preservação ecológica. Especificamente nessa abordagem será ressaltada a importância da água nas atividades práticas para mais de mil estudantes nas aulas extraclasse.
“É a data apropriada para nossa reflexão, pois a água tem se tornado um tema pertinente, cada vez mais, até mesmo sobre discussões em prol de garantir o acesso às populações do mundo todo. A água doce é um dos principais recursos para a manutenção da vida no planeta”, explicou o presidente da autarquia, Rodrigo Sernaglia, em publicação divulgada pela Prefeitura.

Outro ponto a ser debatido com os grupos escolares serão as tratativas debatidas entre instituições nacionais e internacionais quanto ao reúso da água. O secretário de Meio Ambiente, Ivair Biazotto, acredita nos pontos positivos trazidos pelas atividades. “É um momento no qual se tem que aumentar o grau de consciência quanto a implementação de planos de redução de perdas e a necessidade de reaproveitamento ou reciclagem das águas já utilizadas, no sentido de considerar o seu reúso”, enfatizou.
