sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIAL☆ Destaque 2No Dia da bandeira, homenagem cívica marca data em Mogi Mirim

No Dia da bandeira, homenagem cívica marca data em Mogi Mirim

Parte da construção da identidade nacional brasileira, o Dia da Bandeira, celebrado ontem em todo país, mais uma vez foi lembrado em Mogi Mirim. Pela 44ª ocasião, o evento, organizado pelo Rotary Club, levou para a Praça da Bandeira, no Centro, todo o seu simbolismo daquilo que mais representa o país.

A cerimônia teve início pouco após o meio-dia e contou com a participação de atiradores do Tiro de Guerra 02-023, de autoridades municipais, representantes da Policia Militar, Secretaria de Educação, Rotary Club, alunos da Escola Estadual Monsenhor Nora, do Colégio Imaculada Conceição e público em geral.  O prefeito Luis Gustavo Stupp e o vice, Gerson Rossi Junior também participaram do evento.

Em quase uma hora de duração, houve o hasteamento, juramento e incineração à bandeira, além do hino nacional brasileiro, de Mogi Mirim e da bandeira. A incineração acontece com as bandeiras acumuladas durante o ano e desgastadas pelo uso. A descrição das 12 bandeiras que antecederam a atual foi realizada por atiradores do Tiro de Guerra, além da entrega de diplomas de colaboração emérita para o Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo de Mogi Mirim (Sicovamm) e ao diretor da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Arthur de Azevedo.

Professor e mestre em filosofia, Vander Ventura contou um pouco sobre a história da bandeira, antes do discurso do presidente do Rotary Club, Sidney Silber Schmidt, que destacou a importância do evento. “Acho que a grande importância é conseguir trazer os jovens para cá e mostrar a importância da nossa bandeira”, destacou, emendando que a execução do hino nacional, ainda mexe com seus sentimentos. “Sinto o arrepio em cantar o hino nacional e da bandeira até hoje”, destacou.

Chefe da instrução do Tiro de Guerra 02-023, Zenir Bom acredita que a homenagem ao dia é de grande valia para os atiradores. “Além da solenidade como o culto à bandeira, é importante pela participação dos atiradores, colabora para a formação militar e com a questão da cidadania”, frisou.

O Dia da Bandeira

A celebração acontece em todo o país sempre no dia 19 de novembro, data da instituição da bandeira nacional republicana. Na data são realizadas comemorações cívicas, junto do hino nacional. A bandeira foi adotada por meio do decreto nº 4 de 19 de novembro de 1889, por Benjamin Constant, membro do governo provisório. Em toda a solenidade, bandeiras desgastadas, rasgadas e que não possuem mais condições de uso são incineradas.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments