sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeNo embalo nacional, segunda edição do Basta Mogi é neste domingo

No embalo nacional, segunda edição do Basta Mogi é neste domingo

Se este domingo será marcado por inúmeros protestos contra o atual governo da presidente Dilma Rousseff (PT) em inúmeras capitais e cidades espalhadas pelo país, em Mogi Mirim isso não será diferente. Mas no município, além de condenar problemas nacionais, a atual Administração Municipal do prefeito Gustavo Stupp (PDT) também será alvo de crítica no Basta Mogi II, evento organizado por um grupo de mogimirianos e que levará para as ruas toda a indignação com o atual sistema político.

A concentração está marcada para às 10h na Praça 9 de Julho, popularmente conhecida como a do Half, ao lado do Estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira com saída prevista em torno de 11h.. A ideia é caminhar em direção à Prefeitura, localizada na Rua Dr. José Alves. Lá, todos os cartazes e faixas de indignação serão colocados na frente do Paço Municipal de maneira simbólica. Neste sábado, um grupo estará na Praça Rui Barbosa no Centro, confeccionando cartazes de repúdio e incentivando a participação popular do evento. Embora pelas redes sociais cerca de 300 pessoas já tenham confirmado presença, uma estimativa de quantos participantes poderão marchar nas ruas da cidade neste domingo é uma incógnita.

Em protestos anteriores realizados na cidade nos últimos anos, com exceção de 2013, quando todo o país abraçou uma causa e se dirigiu para as ruas protestar, o que se viu em Mogi foram manifestações com pouca adesão e sem alarde. “Vamos focar nos problemas do município, mas englobando o lado federal. Todo mundo está vendo a Operação Lava-Jato, o aumento na conta de luz. Vamos aproveitar essa data para mostrar a indignação”, explicou um dos organizadores do Basta Mogi II, o advogado Thiago Costa.

basta
Em 2013, milhares foram para as ruas protestar contra o governo. (Foto: Fernando Surur/Arquivo)

A adesão, aliás, é um assunto que não preocupa o grupo organizador. “Não importa a quantidade, mas sim pessoas conscientes e que levantem uma bandeira. É a hora de mostrar o descontentamento”, citou, salientando também que chegou o momento de a população parar de tecer reclamações contra a cidade e o país pelas redes sociais, e sim ir às ruas.

Municipal

Além das bandeiras nacionais, o grupo irá abordar problemas do município, que geram discussão desde o ano passado. A cobrança mais ferrenha será direcionada à concessão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), além do que consideram má gestão do dinheiro público, o investimento em consultorias, sem resultados práticos, e ainda o aluguel de um novo prédio para a Câmara Municipal.

Na avaliação de Thiago Costa, a manifestação popular possui grande importância na atual sociedade. Como exemplo, cita o caso da portaria instalada na Câmara pelo presidente da mesa João Antonio Pires Gonçalves, o João Carteiro (PMDB) proibindo filmagens e imagens nas sessões. Para ele, a pressão popular e as manifestações contrárias pesaram para que a portaria fosse revogada, o que acontece na última segunda-feira.

Basta Mogi II

Quando: Amanhã

Horário: concentração a partir das 10h

Local: Praça 9 de Julho, a do Half, próximo ao estádio do Mogi Mirim

Reivindicações: problemas em âmbito nacional, como o desvio de dinheiro público, corrupção, aumento de impostos e reforma política

Municipal – Concessão do Saae, má gestão do dinheiro público, aluguel de um novo prédio da Câmara Municipal, investimentos em consultorias, entre outros

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments