O automobilismo brasileiro ganhou uma nova categoria. Com estreia definida a partir de 2022, a Fórmula 4 será promovida pela Vicar, que também é a responsável pela Stock Car Pro Series.
O torneio terá certificação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
A F4 Brasil terá 16 carros e quatro equipes (KTF, TMG, Full Time e Cavaleiro), idade mínima de 15 anos, mesmos carros, motores e pneus da F4 Italiana e vale pontos pra Super Licença. E a Baixa Mogiana está no radar da categoria. Isso porque, entre as seis etapas previstas, uma deve ocorrer em Mogi Guaçu.
O Autódromo Velocitta está entre os cotados para sediar provas do campeonato, assim como Interlagos, em São Paulo, Goiânia (GO) e Brasília (DF), além de Curitiba (PR), que deve receber duas etapas. No total serão 18 corridas em seis rodadas duplas.
A categoria vai correr junto da Stock Car e contará com uma academia que oferecerá cursos sobre diversas áreas ligadas à profissão de piloto, como marketing esportivo, media training, mecânica e eletrônica automotivas.
Quase todos os pilotos estão se preparando testando em monopostos. Alguns, como Alvaro Cho e Ricardo Gracia, testaram também na F4 Italiana. Já outros, como Pedro Clerot, Lucas Staico, Erick Schotten, Nelson Neto e Lucca Zucchini, já correm de monoposto aqui no Brasil, na F-Delta.
A Fórmula 4 foi criada pela FIA para ser o primeiro passo de jovens pilotos que saem do kart rumo à Fórmula 1 e precisam de uma categoria que dê continuidade ao aprendizado, ao mesmo tempo em que os desenvolve nas questões profissionais do esporte.
O acordo foi assinado em agosto deste ano por Fernando Julianeli, CEO da Vicar, e Gianfranco de Bellis, presidente da Tatuus, fornecedora dos carros da categoria. O campeonato vai contar com supervisão da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). A Fórmula 4 Brasil vai usar o modelo F4 T-021, fabricado pela empresa italiana Tatuus, que vai seguir o padrão do utilizado no restante do mundo.