Há mais de 80 anos circulou A cidade, jornal editado em Mogi Mirim e propriedade de Mário Franco, bisemanal e com gráfica própria. Eis alguns noticiários e publicidades da época:
“Com o término da Revolução Constitucionalista surgiram na cidade grupos de moleques e que organizam batalhões de combate numa brincadeira com estilingues, fundas e atirando pedras e pequenas frutas, quebrando vidraças, telhados e pondo em perigo as pessoas que transitam despreocupadas pelas ruas de Mogi Mirim. Pedimos ao Dr. Delegado de Polícia para tomar medidas que ponham fim a esses batalhões de moleques aborrecem o povo”.
“Fábrica de Violas, Violões e Cavaquinhos, de Augusto Corrêa, à Rua Dr. João Teodoro, nº 33, em Mogi Mirim, também concertamos e reformamos violinos, bandolins, caixas, arcos e outros instrumentos musicais. Venda por atacado e a varejo”.
“Trovas: O tempo tudo consome, e tudo tenta apagar. Mas nunca apaga teu nome, em meu coração a brilhar; Teus olhos são duas contas, do meu rosário de crente, em que rezo todos os dias, o credo do amor ardente; De uma simples amizade, quantas vezes e sem querer, vai crescendo a simpatia, que de amor nos faz morrer!”
“Requerimento à Prefeitura de Mogi Mirim pedindo indenização pelos danos sofridos em automóvel, ocasionado pelas tropas de combatentes da Revolução Constitucionalista, em Outubro de 1932”.
“Faleceu em Martim Francisco Eva Maria de Jesus, conhecida por Nhá Eva e muito estimada pelo povo. Ela tinha 110 anos de idade”.
“Para jogar com o Mogi Mirim Esporte Clube, chegará hoje pelo trem rápido de Ribeirão Preto, o Sport Club União, de Tambaú. Serão recebidos na estação da Mogiana por um Jazz-Band e pela Banda União dos Operários, juntamente com esportistas da cidade, a diretoria e sócios do Mogi Mirim Esporte Clube.”
“O Sr. José Maria Botelho, adquiriu a máquina de sorvetes mais moderna até hoje fabricada, por um custo de 18.000$000 para instalar em sua sorveteria ao lado das obras da nova Matriz de São José”.
“Dia 18, domingo, à noite, caiu na fazenda do Sr. João Garros uma faísca elétrica e que feriu sua esposa e uma menina lá empregada, as quais, felizmente já estão fora de perigo. A faísca e que caiu na cumieira da casa, matou dois cachorros e três porcos”.
“Reiniciou no dia 16 de janeiro de 1933 a sua publicação, o nosso coleguinha O Rouxinol, sob a direção do jovem Geraldo Cotrim. Ao simpático jornalzinho, desejamos vida longa e feliz”.
“Tivemos o grato prazer de receber a visita do Dr. Hermes Netto de Araújo, recentemente formado em medicina pela Universidade do Rio de Janeiro”.
“Os senhores João Tonon e Nicolau Januzzi em uma caçada realizada em onze de fevereiro de 1933, apanharam de uma vez cinco jacarés e que trazidos para a cidade no paralama de um automóvel, atraíram enorme multidão de curiosos para ver os jacarés’.
“Foi nomeado por ato de 27 de junho 1933 do Interventor Federal, o Sr. Ataliba da Silveira Franco, fazendeiro em Martim Francisco, para o cargo de Prefeito Municipal de Mogi Mirim, em substituição ao Sr. Nicolino de Próspero”.
“No belo Jardim da Praça Rui Barbosa em suas alamedas existem cabulosas pedras que judiam os pés e que deverão ser tiradas ou cobertas de terra, pois as senhoritas, com seus pezinhos sensíveis, muito sofrem com aquelas pedrinhas mal educadas…”.
Todas essas notícias e publicidades são dos anos 1932 e 1933, há 83 anos e constantes do jornal “A Cidade”.
Preceitos Bíblicos – “O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos, dá alimento aos famintos, liberta os cativos, abre os olhos aos cegos, faz erguer-se o caído. O Senhor ama aquele que é justo”. (Salmo 145)
Túnel do Tempo: Em 1930, circula em Mogi Mirim o jornal A Cidade, com edições aos domingos e quintas-feiras, com variado noticiário e dando destaque ao futebol mogimiriano, com o cronista esportivo João Batista Peres Marques e usando os pseudônimos Olímpio e Alaor. O proprietário era Mário Franco.
Feliz Ano Novo – Boas Festas e um 2016 com Paz, Prosperidade e Saúde, Repleto de Felizes Realizações!
Legenda da foto – Um grupo de amigos em 1932, festejando a passagem de ano, em 31 de dezembro, com muita alegria e chopps, usando até urinóis para encher com a bebida. Entre eles está o ex-presidente do Mogi, Nico Perez, agachado e de gravata. Há 83 anos!!!