“Novembro Azul” foca nos cuidados com a saúde do homem, atentando, principalmente, para a prevenção do câncer de próstata.
Sendo maioria no quadro de colaboradores do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), os servidores participaram de palestras com o enfermeiro Carlos Alberto Martins Teixeira, do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), ouvindo orientações sobre a doença e, principalmente, sobre a importância da realização do exame preventivo.
Ainda sendo um tabu para muitos, a ideia do movimento é conscientizar os homens, principalmente os que já passaram dos 45 anos, que exames regulares são fundamentais, já que o câncer de próstata não apresenta nenhum sintoma quanto está no início, o que torna a prevenção muito importante.
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. No Brasil, a campanha acontece desde 2016. (Da Redação)