Com a data remarcada, a reunião para a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura (Comcult) será realizada na segunda-feira, às 18h30, no Teatro do Centro Cultural de Mogi Mirim. Qualquer pessoa ligada ao meio cultural poderá participar do encontro, ser eleita ou indicada para compor o novo grupo, que durante dois anos terá o papel de dialogar sobre a Cultura da cidade, indicar projetos para o Fundo de Amparo e Incentivo à Cultura (Faic) e indicar ações a serem realizadas pela Prefeitura.
Ainda não é possível afirmar se o Comcult será formado por meio de indicação ou de eleição, uma vez que será o número de participantes irá definir como o grupo será montado.
“Preciso ver quantas pessoas terão no dia. Se tiver mais de duas por segmento precisa ser por eleição, agora se tiver menos será por indicação”, disse o atual presidente do Comcult, André Almeida.
Após serem escolhidos os integrantes é que a diretoria do Conselho é formada para atuar no biênio 2014/2016. As reuniões do grupo serão realizadas uma vez a cada mês, mas em caso de necessidade os membros podem ser convocados para reuniões extraordinárias.
Podem participar da reunião artistas de todos os segmentos, como representantes das artes cênicas, artes visuais, música, artesanato, folclore, literatura, produção cultural. Além das pessoas relacionadas às artes, o Comcult também é formado por integrantes da secretaria de Cultura e da Educação.
Censo da Cultura
Devido à baixa adesão de artistas da cidade ao Censo da Cultura, que vinha sendo realizado desde novembro do último ano, o atual presidente do Comcult, André Almeida, optou por fechar a pesquisa por prazo indeterminado. Segundo ele, o Censo só será retomado assim que um novo Conselho for formado.
O objetivo do Censo era mapear a quantidade de artistas da cidade para posteriormente realizar ações conjuntas, como cursos e fóruns.
Hoje, com a paralização da pesquisa, a quantidade de artistas de Mogi Mirim continua desconhecida.